Número de estados em situação de emergência por incêndios florestais sobe para quatro
A Amazônia é o bioma que registra mais da metade dos focos de incêndio em todo o Brasil neste mês
Subiu para quatro o número de estados que decretaram situação de emergência devido aos incêndios florestais. No Pará, áreas rurais enfrentam queimadas há dias.
+ Brasil e Bolívia firmam acordo para ação conjunta no combate a incêndios
A Amazônia é o bioma que registra mais da metade dos focos de incêndio em todo o Brasil neste mês, correspondendo a 54% dos casos, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). As queimadas na região Norte continuam causando impactos em outras partes do país.
+ Número de queimadas no Brasil aumenta 80% em 2024, informa Inpe
Em Porto Alegre, o céu voltou a ficar cinza devido à fumaça das queimadas na Floresta Amazônica.
As chamas também estão consumindo o Pantanal, levando o governo de Mato Grosso a declarar situação de emergência nesta sexta-feira, seguindo os passos do Pará, Amazonas e Rondônia, que já haviam adotado a mesma medida ao longo da semana.
+ Mapa mostra a rapidez das queimadas se espalhando pelo estado de SP
Na Chapada dos Guimarães, a pouco mais de 60 quilômetros de Cuiabá, as chamas quase atingiram um quiosque popular entre os turistas. Em Goiás, redemoinhos de fogo se formaram, e o governo colocou vinte municípios em situação de emergência, além de investigar a possibilidade de incêndios criminosos. No interior de São Paulo, mais de dez pessoas já foram presas, suspeitas de provocar queimadas.
Para quem atua no combate às chamas, os desafios só aumentam. "A nossa principal dificuldade é em relação à formação e aos equipamentos, como EPIs, porque os nossos brigadistas precisam ir para o combate com segurança," diz Tainan Kumaruara, Chefe da Brigada Guardiões do Território Kumaruara.