Nova Carteira Nacional do Professor: entenda para que serve, os benefícios e como fazer
A CNDB é o novo documento de identificação para professores da educação pública e privada de todo o país

Caroline Vale
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 15.202, que cria a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB). O documento terá validade em todo o território nacional e será destinado a professores da educação básica e superior, de redes públicas e privadas.
A criação foi oficializada nesta sexta-feira (12), com a publicação da lei no Diário Oficial da União (DOU). A emissão da carteira, que deve começar em outubro, ainda dependerá de regulamentação por decreto e portaria do Ministério da Educação (MEC).
+ Polícia Civil indicia 4 pessoas por esquema de diplomas falsos que atingiu professores na Paraíba
Para que serve a CNDB?
A CNDB foi criada com o objetivo de:
- Identificar professores de forma oficial;
- Valorizar e reconhecer a profissão docente;
- Facilitar o acesso a benefícios e prerrogativas, como ferramentas de trabalho, descontos em eventos culturais e hospedagem.
+ Lula sanciona com vetos projeto de renegociação de dívidas dos estados
Segundo o presidente Lula, a iniciativa representa mais do que reconhecimento profissional: é um investimento estratégico na educação do país.
O ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, reforça que a carteira também permitirá acesso a programas e benefícios específicos para docentes.
"Todos nós passamos pelo professor, todas as profissões passam pelo professor, então é importante reconhecer o papel deles. A carteira, além da identificação profissional, vai viabilizar o acesso a benefícios e programas”, afirmou.
Como solicitar?
A CNDB será emitida pelo MEC e poderá ser solicitada em formato digital ou físico, seguindo uma regulamentação que ainda será definida.
Segundo a lei, estados, municípios e o Distrito Federal fornecerão à União as informações e os dados necessários para a manutenção e a atualização da base de dados de profissionais da educação.
+ Lula sanciona lei que cria cota de 30% para mulheres em conselhos de empresas estatais
O que terá na carteira?
O documento conterá:
- Dados pessoais, como nome, CPF, filiação, local de residência e data de nascimento;
- Dados profissionais, como a instituição de ensino à qual o professor está vinculado;
- Foto do titular no formato 3x4.
A CNDB faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de valorização, formação e incentivo à docência. O programa prevê iniciativas como: Pé-de-Meia Licenciaturas, Bolsa Mais Professores, Prova Nacional Docente e Portal de Formação.
O objetivo é atender cerca de 2,3 milhões de professores e fortalecer o magistério em todo o país.