Mundo

Com boné do MST, Maduro pede para brasileiros irem às ruas em defesa da Venezuela

Presidente venezuelano arriscou "portunhol" em discurso; militares dos EUA seguem atacando embarcações no Caribe suspeitas de carregar drogas

,
• Atualizado em

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu nessa quinta-feira (4) apoio de brasileiros em meio às tensões com os Estados Unidos. Governo de Donald Trump segue atacando embarcações suspeitas de carregar drogas em rota do narcotráfico no Pacífico. Última ofensiva, confirmada por militares norte-americanos, deixou quatro mortos em águas internacionais.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Arriscando até falar em "portunhol", Maduro apareceu em programa de televisão segurando boné do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e fez apelo para que brasileiros saiam às ruas em apoio à Venezuela. "Movimento sem Terra, muito obrigado, Brasil", disse, após receber chapéu presenteado pelo grupo. "A luta continua, a vitória nos pertence."

"Povo do brasil, estejam nas ruas para apoiar a Venezuela em sua luta por paz e soberania. Eu falo para vocês toda a verdade: temos direito à paz com soberania. Viva o Brasil", acrescentou, ainda em "portunhol".

Crise militar segue opondo governos dos EUA e da Venezuela desde setembro, quando o governo norte-americano iniciou ofensiva militar naval contra supostas embarcações do narcotráfico no Caribe. Os dois presidentes conversaram recentemente por telefone após uma série de acusações públicas de ambas as partes.

A Venezuela acusa os EUA de tentar se apoderar das reservas de petróleo do país por meio de força militar. Já o governo Trump afirma que Maduro chefia organizações criminosas do narcotráfico, como o Cartel de los Soles, e impõe sanções econômicas ao país, fazendo pressão para que o presidente venezuelano deixe o poder.

Últimas Notícias