Nível do Rio Caí sobe 10 metros em 1 dia e famílias são resgatadas em cidade do RS
Prefeitura iniciou resgate de moradores dos bairros mais atingidos da cidade; população ribeirinha também precisou ser salva
Em apenas um dia, com as fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, o nível do Rio Caí passou de 4,28 metros para 14,02 metros, segundo registro do Serviço Geológico do Brasil, nesta segunda-feira (17).
A prefeitura de São Sebastião do Caí, cidade cercada pelo rio, iniciou o processo de resgate de populações ribeirinhas e das famílias que vivem nos bairros mais atingidos do município.
Familiares começaram a ser conduzidos para abrigos quando a cota de inundação, de 10,5 metros, foi ultrapassada com o volume das águas, na noite de sábado (15). Aulas, atendimentos nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e outros serviços públicos foram suspensos nesta segunda.
Deslizamento e inundações
Além de São Sebastião do Caí, o temporal que atinge o estado desde o fim de semana, causou danos em mais 18 municípios, segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.
Em São Luiz Gonzaga, 400 pessoas ficaram desalojadas, uma ferida e cerca de 15 mil afetadas.
O Rio Grande do Sul deve enfrentar novos temporais ao longo desta semana.
Segundo a previsão da Climatempo, há um risco maior de chuvas fortes na metade norte do estado gaúcho, assim como em Santa Catarina.