Chuvas atingem 67% do Rio Grande do Sul e mortes chegam a 72
Dados foram anunciados pela Defesa Civil Nacional; Governo gaúcho divulgou 66 mortes; Lula e ministros foram prestar apoio ao estado nesta manhã
O Governo do Rio Grande do Sul atualizou o balanço de vítimas e dos estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias. Segundo o último relatório divulgado pela Defesa Civil, o número de mortes subiu para 72, segundo o balanço publicado neste domingo pela Defesa Civil Nacional (5). Antes, no boletim das 9h, o governo do Rio Grande do Sul informou em seu site oficial que havia 66 mortes confirmadas.
+ Deputados e senadores pelo RS ignoraram prevenção de desastres naturais em emendas parlamentares
Além disso, o balanço registrou 150 feridos, 103 desaparecidos nos 329 municípios afetados pelas chuvas. O número de desalojados e pessoas em abrigo é de quase 100 mil. Seis óbitos estão em investigação. Estes dados foram publicados pela conta X (antigo Twitter) da Defesa Civil Nacional.
O Rio Grande do Sul vive um dos piores desastres climáticos da história do Estado. As chuvas intensas que já duram há dias causaram destruição, mortes, cidades isoladas ou debaixo d'água, desabrigados e rompimento de barragens.
Veja o boletim completo publicado na manhã deste domingo pela Defesa Civil Nacional:
- Municípios afetados: 329
- Pessoas em abrigos: 14.447
- Desalojados: 79.253
- Afetados: 686.482
- Feridos: 150
- Desaparecidos: 103
- Óbitos: 72
- Óbitos em investigação: 6*
- Solicitações de resgate: 2.123
*Está sendo apurado se os óbitos têm relação com os eventos meteorológicos.
Ajuda federal
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou neste domingo (5) para Porto Alegre acompanhado de 18 autoridades para monitorar as chuvas no Rio Grande do Sul e dar apoio ao Governo do Estado.
Entre os presentes na comitiva estão o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Alertas
Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual.
Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.
Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui.
Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples "Oi". Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.