Moradores de Osasco (SP) enfrentam alagamentos por retorno de esgoto em dias de chuva
Imagens mostram móveis estragados e casas alagadas com água suja. Em nota, Sabesp informou que foi realizado um levantamento de danos na residência e o caso será avaliado para ressarcimento de prejuízos
Luciano Teixeira
Moradores de Osasco, na Grande São Paulo, enfrentam problemas todas as vezes que chove na região. No bairro Jardim Ayrosa, o esgoto volta para as casas em dias de temporal. Imagens registradas recentemente mostram o desespero de famílias, como a de Sabrina e Sérgio, cuja residência foi completamente alagada por água suja na última terça-feira (20). Além dos danos materiais, os moradores enfrentam problemas de saúde e perdas financeiras.
Sabrina de Queiroz, técnica de enfermagem, relatou a dificuldade de encontrar abrigo após o incidente. “A gente ficou sem ter onde dormir, dormimos num sofá. E eles não prestaram assistência alguma. Dormi na casa do meu sogro, não fui trabalhar hoje, perdi um dia de serviço, mandei mensagem pra minha chefe falando que eu não tenho condição de trabalhar. Como que eu vou trabalhar e deixar a casa desse jeito?”, disse ao SBT.
+ Chuva forte causa alagamento e queda de muro em SP
Sérgio Luís também lamentou o desperdício de recursos investidos em uma reforma recente. “A gente achou que eles tinham solucionado o problema e não foi solucionado, só piorou, porque a gente fez uma reforma na casa, gastamos dinheiro pra perder tudo de novo. Depois de uma obra deles em setembro do ano passado, eles mexeram aí. Aconteceu de encher daquela vez e agora de novo”, contou.
Não são casos isolados; outros moradores também sofrem com a mesma situação. Desde uma obra realizada pela SABESP em setembro do ano passado, a situação se agravou, e os moradores temem novos alagamentos.
Apesar das reclamações e pedidos de intervenção, a situação persiste. Mesmo com a presença da SABESP no local para limpeza e avaliação de danos, a solução permanece incerta. Os moradores clamam por uma resposta eficaz e duradoura para evitar que suas casas sejam alagadas novamente.
+ Após fortes chuvas, Nova Iguaçu decreta situação de emergência
Imagens captadas pela equipe do SBT mostram os móveis estragados com água de esgoto, além do barro no local. Em nota, a Sabesp informou que uma equipe esteve no local para fazer a limpeza e higienização do imóvel afetado, mas não foi autorizada pela cliente a realizar o serviço.
A pasta também informou que foi realizado um levantamento de danos na residência e o caso será avaliado para ressarcimento de prejuízos. A companhia disse ainda que a rede de esgoto no endereço agora opera normalmente e que uma vistoria será feita para verificar as causas do extravasamento após a chuva forte.