Ministros viajam ao Acre nesta segunda (4) para visitar áreas afetadas por chuvas e enchentes
Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) e Marina Silva (Meio Ambiente) desembarcam em Rio Branco; 9 mil pessoas estão desabrigadas
Os ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) desembarcam nesta segunda-feira (4) em Rio Branco, capital do Acre. A força-tarefa leva medidas de assistência a regiões afetadas por chuvas e enchentes. Desde 29 de fevereiro, o Rio Acre se mantém acima dos 17 metros.
+ Governo federal repassa R$ 4 milhões a Rio Branco (AC) por causa das enchentes
Também nesta segunda (4), o governo liberou R$ 4 milhões ao município de Rio Branco para ações de Defesa Civil.
Segundo o Corpo de Bombeiros, há mais de 9 mil pessoas desabrigadas e cerca de 16 mil desalojadas. De 21 de fevereiro a 1º de março, pelo menos três pessoas morreram e uma pessoa segue desaparecida. As águas afetam atingem 19 dos 22 municípios do estado.
No último sábado (2), a Prefeitura de Rio Branco informou que as Estações de Tratamento de Água (I e II) estavam apresentando problemas, o que afetaria o abastecimento em 60 bairros da capital.
O ministro do Desenvolvimento Regional explicou, em publicação no X (antigo Twitter), que a Defesa Civil já está atuando no auxílio a prefeituras afetadas e ao governo estadual, no preparo de planos de trabalho para a liberação de recursos federais em ações de assistência, restabelecimento e reconstrução.
+ Chuva forte castiga vários estados brasileiros
Após reconhecimento da situação de emergência, esses municípios podem solicitar verbas da pasta via Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia metas e valores solicitados.
Também participam da comitiva representantes dos ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e da Defesa.