Publicidade
Brasil

Cheias em rios do Acre atingem 19 municípios; Governo decreta emergência

Segundo dados do governo local, cerca de 11 mil pessoas estão desabrigadas

Imagem da noticia Cheias em rios do Acre atingem 19 municípios; Governo decreta emergência
Estado do acre afetado pela chuva - Reprodução SECOM
Publicidade

O alto volume de chuvas que afeta o Acre desde 21 de fevereiro levou o governo local a decretar estado de emergência em saúde pública. As cheias dos rios atingem 19 municípios. Em alguns lugares, há casas submersas.

Locais como as cidades de Brasileia e Jordão vêm registrando máximas históricas de transbordamento. Na capital Rio Branco, o nível do Rio Acre atingiu sua quinta maior marca histórica, com 17,52 metros nesses sábado (2). O recorde é de 18,35 metros, registrado em 2015.

No período de 180 dias estabelecido pelo decreto de emergência em saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) terá maior flexibilidade para direcionar recursos com o objetivo de atender demandas de saúde pública. Além disso, a pasta também poderá tomar decisões que viabilizem a execução de medidas administrativas consideradas urgentes.

Segundo dados do governo acriano, cerca de 11 mil pessoas estão desabrigadas. Além do impacto social, existem diversos riscos sanitários trazidos pelas enchentes. Entre eles, perigos de infecções, como leptospirose e dengue.

Publicidade

Assuntos relacionados

enchente
Chuva
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade