Ministério das Mulheres lança curso para combater violência contra mulheres em bares e baladas
Em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), formação visa capacitar profissionais de bares, restaurantes, boates e casas noturnas

SBT News
A Universidade de Brasília (UnB) e o Ministério das Mulheres lançam nesta sexta-feira (16) o curso de extensão "Circuitos Não é Não", uma iniciativa que visa capacitar profissionais de bares, restaurantes, boates e casas noturnas na aplicação do Protocolo Não é Não. A iniciativa atende a Lei Federal nº 14.786/2023.
Aprovada em dezembro de 2023, a legislação estabelece diretrizes para prevenir o constrangimento e a violência contra mulheres em ambientes de lazer com venda de bebidas alcoólicas. Estabelecimentos devem contar com ao menos uma pessoa treinada para agir diante de situações de risco.
Com apoio de organizações como Google.org, Anis – Instituto de Bioética, Fòs Feminista e o Pacto Global da ONU, o curso é online, gratuito e certificado pela UnB. É dividido em sete módulos com conteúdos baseados em situações reais e pode ser feito pelo celular, com duração de até três meses.
A cerimônia de lançamento ocorreu no auditório da reitoria da UnB, com presença da ministra Márcia Lopes, da reitora Rozana Naves e da professora Debora Diniz, coordenadora do curso.
Como se inscrever?
Com flexibilidade de horário, aulas assíncronas (sem interação em tempo real) e acessível de qualquer lugar. Não há exigência de formação mínima para a matrícula. Após conclusão do curso, as pessoas participantes receberão certificado de 36 horas emitido pela Universidade de Brasília. Inicialmente terão 6 mil vagas disponíveis, que poderão ser estendidas. As inscrições podem ser feitas no site da iniciativa.