Mais de mil presos são transferidos em Bangu (RJ) após túnel ser encontrado
Presídio que abrigava integrantes do Comando Vermelho vai passar por reformas para evitar novas tentativas de fuga

SBT News
Mais de mil detentos do Complexo de Gericinó, em Bangu, no Rio de Janeiro, foram transferidos de uma só vez, depois da descoberta de um túnel escavado para fuga. Foram mobilizados 250 policiais penais para ajudar na troca de unidades prisionais, dentro do mesmo complexo.
O Instituto Penal Vicente Piragibe, presídio onde a escavação foi encontrada, abrigava integrantes da maior facção criminosa do Rio, o Comando Vermelho, e vai passar por reformas para evitar futuras tentativas de fuga. A obra deve ser finalizada em 15 dias.
A entrada do túnel foi localizada após um trabalho da Subsecretaria de Gestão Operacional da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e da Coordenação de Unidades Prisionais de Gericinó.
De acordo com a Seap, uma sindicância para identificar os responsáveis pelo crime foi instaurada.
Instituto Penal Vicente Piragibe
Destinado às lideranças da facção criminosa Comando Vermelho (CV), o Instituto Penal Vicente Piragibe abriga os seguintes criminosos: Márcio Aurélio Martinez Martelo, o ‘Bolado da Providência’, Bruno Eduardo da Silva Procopio, vulgo ‘Piná’, Ilan Nogueira Sales, conhecido como ‘Capoeira’ e Gilberto Soares Alves, o ‘Caveirinha’.
"No presídio Vicente Piragibe, estão criminosos de alta periculosidade. Todos os envolvidos estão sendo identificados e serão isolados", explicou a secretária da Seap, Maria Rosa Lo Duca Nebel, após o túnel ser encontrado.