Mais de 20 mil imóveis continuam sem luz após temporal em SP
Chuva também provocou alagamentos, queda de árvores e destelhamento de casas


Camila Stucaluc
Cerca de 22 mil casas da Grande São Paulo continuam sem luz em decorrência da forte chuva que atingiu o estado na terça-feira (13). O número consta em um novo balanço divulgado pela concessionária Enel, que, inicialmente, registrou a interrupção no fornecimento de energia em 58 mil imóveis.
Dos clientes que seguem prejudicados, 20,3 mil são da capital paulista. Moradores de outras 23 regiões também continuam sem luz, sendo a maioria de Santana de Parnaíba (694), Santo André (547), São Caetano do Sul (364) e Taboão da Serra (159).
Além da interrupção no fornecimento de energia elétrica, a chuva provocou alagamentos em diversos pontos e queda de árvores. As fortes rajadas de vento, que chegaram a 70 km/h, também causaram transtornos, como o danificação de imóveis. Na zona leste da capital, pessoas ficaram ilhadas no bairro do Aricanduva.
A instabilidade climática ocorre devido ao afastamento de um ciclone extratropical, que atuou, sobretudo, no sul do Brasil. Até o momento, o acumulado médio de chuva em janeiro foi de 63,4mm, o que corresponde a aproximadamente 26,4% dos 256,4mm esperados para o mês na capital. Em meio ao cenário, a Defesa Civil emitiu um alerta para tempestades.
Previsão para os próximos dias
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura de São Paulo (CGE), a semana continuará chuvosa. Para esta quarta-feira (14), a previsão é de pancadas isoladas de chuva rápida pela manhã. As precipitações ganham intensidade durante a tarde e se prolongam para boa parte da noite. A temperatura varia entre 20ºC e 29°C.
Na quinta-feira (15), pouca alteração nas condições do tempo, que deve ter uma madrugada de céu nublado com termômetros ao redor dos 19°C. O sol entre muitas nuvens com pancadas de chuva no decorrer do dia não deixa a temperatura subir muito. A máxima deve ser de 27°C, com percentuais mínimos de umidade próximas aos 65%.
Veja os principais cuidados em dias de chuva:
- Ao aviso de tempestade ou ao escutar trovões, abrigue-se imediatamente em uma edificação ou veículo, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos e evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis;
- Ao notar rachaduras e trincas no telhado, saia imediatamente;
- Desconecte aparelhos eletrônicos das tomadas;
- Não utilize aparelhos conectados às fiações telefônica e elétrica;
- Se estiver em qualquer área aberta, como praia, piscina, estacionamento e campo de futebol, saia imediatamente;
- Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, antenas e caixas d'água;
- Afaste-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame etc.;
- Não solte pipas e não carregue objetos como canos e varas;
- Evite dirigir e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo;
- Quando dirigindo sob chuva, evite passar e estacionar perto de cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes, escadas e outras estruturas que não pareçam seguras.









