Maio deve ter extremos de temperatura e chuvas; veja previsão para o mês
Extremos climáticos serão influenciados, sobretudo, pelo fenômeno El Niño
Os amantes do inverno não poderão contar com a chegada antecipada do frio em maio, como registrado historicamente. Segundo a MetSul, a previsão é de um mês com temperatura acima da média em quase todo o Centro-Sul do Brasil, em decorrência do fenômeno meteorológico El Niño, o que provocará extremos climáticos.
+ Onda de calor se estende no Brasil e deve durar até segunda semana de maio
A tendência é que maio seja mais quente do que o normal, sobretudo na primeira quinzena do mês. Muitas cidades do Sudeste, por exemplo, terão máximas próximas ou até acima das observadas nos meses de verão, podendo atingir até 40ºC.
No Sul, a temperatura também deve ficar acima da média, especialmente no Paraná. No Rio Grande do Sul e no Paraná, o tempo mais chuvoso deve trazer muitos dias com máximas menores, porém com mínimas mais altas do que o habitual para a época. O Oeste e o Sul gaúcho, por sua vez, terão marcas mais próximas da média.
Alerta para chuvas
Além de altas temperaturas, maio será marcado por chuvas. A primeira quinzena do mês será a mais chuvosa, sobretudo no Sul do país, que terá acumulados de 200% a 400% da média mensal. O cenário vai levar a cheias de rios, enchentes, alagamentos e inundações em áreas urbanas e rurais, como já acontece no Rio Grande do Sul.
A chuva acima da média também marcará grande parte da região Norte, leste da região Sudeste e em áreas pontuais do centro-sul da região Nordeste. Já no extremo-norte e sul da região Norte, norte da região Nordeste, região Centro-Oeste e interior da região Sudeste, além de áreas do centro-norte do Paraná, é prevista chuva próxima e abaixo da média.