Onda de calor se estende no Brasil e deve durar até segunda semana de maio
Região central pode registrar temperaturas superiores a 5°C acima da média; Sul está em alerta de chuvas
A nova onda de calor que atinge o Brasil deve se estender até 10 de maio, sendo mais intensa que as últimas três. Isso porque, segundo o Climatempo, o sistema de alta pressão continua bloqueando o avanço das nuvens nos estados, além de intensificar a circulação do ar, o que impede a formação de chuvas e eleva ainda mais as temperaturas.
SP terá semana atípica para outono com temperaturas acima de 30ºC
No fim de semana, os termômetros já atingiram níveis excepcionais, especialmente nas regiões centrais do país. No sábado (29), por exemplo, Cuiabá (MT) registrou temperatura de 37.2°C, enquanto a cidade de Jacarepaguá (RJ) marcou 36°C.
A previsão é que a região central do Brasil continue sendo a mais atingida pelas altas temperaturas. Estados como Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e sul do Mato Grosso foram colocados na lista de alerta, podendo registrar temperaturas superiores a 5°C acima da média nos próximos dias.
Alerta para chuvas no Sul
Enquanto a temperatura aumenta no Centro, a região Sul deve registrar grandes volumes de chuva nas próximas duas semanas. Uma área de baixa pressão atmosférica irá favorecer a formação de instabilidades em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando chuvas com volumes significativos, acompanhados de trovoadas.