Lula diz que haverá "reciprocidade" se Trump taxar produtos brasileiros
Presidente chamou decisão do norte-americano de tirar EUA da OMS de "regressão da civilização humana"
V
M
Vinícius Nunes, Murilo Fagundes
30/01/2025, 16:09 • Atualizado em 31/01/2025, 01:04
compartilhar
Lula conversa com jornalistas em Brasília | Divulgação/Ricardo Stuckert/PR
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (30) que haverá "reciprocidade" aos Estados Unidos se o presidente norte-americano Donald Trump taxar produtos brasileiros.
"Se ele taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade no Brasil em taxar os produtos que são importados dos EUA", afirmou o chefe do Executivo federal, em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.
"A nossa exportação com os EUA não é essa supremacia que as pessoas pensam que é. É de cerca de US$ 45 bilhões, nós temos que procurar manter isso", disse Lula.
Lula afirmou que espera ter uma boa relação com Trump, mas que não tem expectativa de uma reunião tão cedo com o Republicano. O petista lembrou que talvez haja um encontro durante a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que acontece em Nova York, em novembro, se Trump "não resolver sair da ONU".
Para Lula, a saída dos Estados Unidos do acordo de Paris e da Organização Mundial da Saúde (OMS) configura uma "regressão da civilização humana".
O presidente também lembrou da ideia de Trump em anexar a Groenlândia e trocar o nome do Golfo do México para "Golfo da América": "Ele só tem que respeitar a soberania dos outros países. Ele foi eleito para governar os EUA. Outros presidentes eleitos para governar com outros países".
Lula diz que haverá "reciprocidade" se Trump taxar produtos brasileirosPresidente chamou decisão do norte-americano de tirar EUA da OMS de "regressão da civilização humana"Brasil2025-01-30T16:09:53.928ZO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (30) que haverá "reciprocidade" aos Estados Unidos se o presidente norte-americano Donald Trump taxar produtos brasileiros. "Se ele taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade no Brasil em taxar os produtos que são importados dos EUA", afirmou o chefe do Executivo federal, em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto. + "A nossa exportação com os EUA não é essa supremacia que as pessoas pensam que é. É de cerca de US$ 45 bilhões, nós temos que procurar manter isso", disse Lula. Lula afirmou que espera ter uma boa relação com Trump, mas que não tem expectativa de uma reunião tão cedo com o Republicano. O petista lembrou que talvez haja um encontro durante a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que acontece em Nova York, em novembro, se Trump "não resolver sair da ONU". Para Lula, a saída dos Estados Unidos do acordo de Paris e da Organização Mundial da Saúde (OMS) configura uma "regressão da civilização humana". + O presidente também lembrou da ideia de Trump em anexar a Groenlândia e trocar o nome do Golfo do México para "Golfo da América": "Ele só tem que respeitar a soberania dos outros países. Ele foi eleito para governar os EUA. Outros presidentes eleitos para governar com outros países".São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/brasil/lula-diz-que-havera-reciprocidade-se-donald-trump-taxar-produtos-brasileiros