Lotes de café de três marcas são retirados do mercado por estarem impróprios para consumo; saiba quais
Ministério da Agricultura encontrou substâncias tóxicas nos produtos e determinou o recolhimento

SBT News
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou três marcas de café torrado com lotes impróprios para o consumo, determinou o recolhimento dos produtos e fez um alerta sobre o risco aos consumidores.
Segundo a pasta, as marcas Melissa, Pingo Preto e Oficial foram desclassificadas após análises laboratoriais confirmarem a presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite permitido, além dos níveis de micotoxinas — substâncias tóxicas produzidas por fungos — superiores ao tolerado pela lei, o que indica que os produtos não atendem aos requisitos de qualidade previstos para o café torrado e descumprem padrões estabelecidos pela Portaria nº 570 de 2022.
+ Gripe aviária: Sob aviso de 28 dias, mais três países interrompem importação do Brasil; veja lista
A orientação para quem já fez a compra de uma dessas marcas, é deixar de consumir os produtos imediatamente.
Caso o cliente encontre os produtos sendo comercializados em algum estabelecimento, o Mapa solicita que a ocorrência seja comunicada por meio do canal oficial Fala.BR, com o nome e endereço do local.
O SBT News entrou em contato com as três empresas responsáveis pelos cafés (Duas Marias, Jurerê e Master Blends), para obter um posicionamento sobre a avaliação do Ministério, mas não teve resposta.