Publicidade
Brasil

Gripe aviária: Sob aviso de 28 dias, mais três países interrompem importação do Brasil; veja lista

Albânia, Namíbia e Índia aumentam a lista de países que restringiram compra

Imagem da noticia Gripe aviária: Sob aviso de 28 dias, mais três países interrompem importação do Brasil; veja lista
Ave sendo vacinada contra a gripe aviária | Reprodução
Publicidade

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que três novos países — Albânia, Namíbia e Índia — se juntaram à lista de nações que adotaram restrições à importação de carne de aves do Brasil.

+ Gripe aviária: Brasil retomará exportações se atingir 28 dias sem casos

+ Ministério da Agricultura ofereceu testes de gripe aviária perto do vencimento ao Rio Grande do Sul

A decisão acontece em razão da confirmação de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Esses países suspenderam as importações de todo o território nacional. Angola, por sua vez, restringiu apenas as compras originárias do estado gaúcho.

Com a inclusão desses países, a situação atual das exportações de carne de aves brasileiras está assim:

  • Suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Albânia, Namíbia e Índia.
  • Suspensão restrita ao estado do Rio Grande do Sul: Arábia Saudita, Turquia, Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão, Ucrânia, Rússia, Bielorrússia, Armênia, Quirguistão e Angola.
  • Suspensão limitada ao município de Montenegro (RS): Emirados Árabes Unidos e Japão.

O Mapa afirma que continua em articulação com as autoridades sanitárias dos países importadores, prestando todas as informações técnicas de forma ágil e transparente. As ações buscam garantir a segurança sanitária e viabilizar a retomada segura das exportações o quanto antes.

Nesta quinta-feira (22), teve início o período de 28 dias do chamado “vazio sanitário” na granja de Montenegro, onde foi registrado o primeiro caso de gripe aviária em granja comercial do país. Se, ao final desse intervalo, não houver novos registros da doença, o Brasil poderá retomar as exportações de carne de aves.

O processo de desinfecção das máquinas e galpões da granja já foi concluído. A ação teve início no último domingo (19), logo após o abate das aves como medida de contenção da gripe aviária.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade