Publicidade
Brasil

Gripe aviária: Brasil retomará exportações se atingir 28 dias sem casos

País entra no chamado "vazio sanitário" e após período sem novos casos, poderá retomar negociações e recuperar o status de zona livre da doença

• Atualizado em
Publicidade

Começou nesta quinta-feira (22) o período de vinte e oito dias do chamado "vazio sanitário" na granja de Montenegro, no Rio Grande do Sul, onde foi registrado o primeiro caso de gripe aviária em granja comercial do Brasil. Se no fim desse prazo não houver novos registros da doença, o Brasil poderá retomar as exportações de aves.

O processo de desinfecção de máquinas e galpões de Montenegro já foi finalizado. A ação começou no último domingo (19), logo após o sacrifício das aves como medida de contenção da gripe aviária.

"Temos depois o protocolo, desde que seja feita a limpeza na área que foi afetada, de 28 dias para acompanhamento, se não houver surgimento de novos focos na expectativa de que não haja para que a gente possa evoluir na retomada das atividades comerciais", explicou o governador Eduardo Leite.

A partir desta sexta-feira (23), o número de barreiras sanitárias na região começa a ser reduzido. Das sete existentes, apenas quatro seguirão ativas, todas dentro de um raio de três quilômetros da propriedade afetada. Caso não haja novos registros após o chamado "vazio sanitário", o Brasil poderá solicitar novamente o status de zona livre da gripe aviária.

+ Minas Gerais descarta 450 toneladas de ovos férteis por risco de gripe aviária

Enquanto isso, o governo da Coreia do Sul decidiu realizar uma inspeção presencial em frigoríficos brasileiros que trabalham com carne de frango. A visita é uma exigência para a retomada das negociações com os exportadores do país.

Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão retiraram a suspensão total da compra de aves brasileiras, restringindo a proibição apenas ao estado do Rio Grande do Sul. Outros dezenove países ou blocos seguem com a suspensão em todo o território nacional. Japão e Emirados Árabes Unidos – este último o segundo maior importador da carne de frango brasileira – suspenderam as compras apenas do município de Montenegro.

+ União Europeia, China e outros 18 países suspendem exportações de frango do Brasil após caso de gripe aviária

Atualmente, nove casos suspeitos da doença seguem sob investigação pelo Ministério da Agricultura.

Publicidade

Assuntos relacionados

Gripe aviária
Rio Grande do Sul
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade