Brasil

Ciclone extratropical causa chuva e temporais no Sul e Sudeste na última sexta-feira de janeiro

Sistema atua próximo à costa de São Paulo e aumenta o risco de volumes elevados de chuva e ventos fortes que podem causar transtornos

Imagem da noticia Ciclone extratropical causa chuva e temporais no Sul e Sudeste na última sexta-feira de janeiro
Ciclone extratropical mantém chuva e temporais no Sul e Sudeste na última sexta-feira de janeiro | Reprodução

A sexta-feira (30) será marcada por instabilidades em grande parte do Brasil, com destaque para a atuação de um ciclone extratropical em formação próximo à costa de São Paulo, segundo o Climatempo.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A atuação do sistema, combinada ao calor e à umidade, aumenta o risco de chuva moderada a forte, temporais, rajadas de vento e volumes elevados de precipitação, principalmente no Sudeste e no Sul do país.

Confira a previsão do tempo para cada região do Brasil para a última sexta de janeiro.

Região Sul

Na faixa litorânea, a chuva ocorre de forma fraca em alguns momentos por influência marítima, mas entre o litoral do Paraná e de Santa Catarina as pancadas ganham intensidade moderada a forte. Ao longo do dia, a formação do ciclone extratropical intensifica as instabilidades no leste e no litoral paranaense e catarinense, com risco de temporais. No oeste da região, a chuva é mais fraca e intercalada com períodos de sol.

Entre o fim da manhã e o início da tarde, a combinação de cavado em níveis médios, calor e umidade aumenta a chuva no norte, nordeste e interior do Paraná, em grande parte da metade leste do Paraná e de Santa Catarina, além da faixa leste do Rio Grande do Sul. Rajadas de vento podem variar entre 40 e 50 km/h no oeste, sudoeste e sul gaúcho.

Em Porto Alegre, a chuva ocorre desde a madrugada e pela manhã, ficando mais rápida à tarde. A máxima chega aos 31 °C. Em Curitiba, o dia começa com sol entre nuvens, mas a chuva volta a ganhar força ao longo do dia, com máxima de 26 °C.

Região Sudeste

A formação e atuação de um ciclone extratropical próximo à costa paulista mantém o tempo instável em grande parte do Sudeste desde as primeiras horas do dia. O sistema reforça áreas de baixa pressão e favorece chuva moderada a forte em São Paulo, Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro e áreas do oeste e sul de Minas Gerais. Ao longo do dia, a propagação de cavados em níveis médios, associada ao calor e à umidade, intensifica as instabilidades, com risco de temporais e volumes elevados de chuva em vários pontos da região.

Em São Paulo, a influência direta do ciclone mantém a chuva a qualquer hora do dia, com risco de temporais, alagamentos e transtornos. A baixa pressão entre São Paulo e Paraná intensifica as instabilidades principalmente no litoral, sul e leste do estado. As temperaturas diminuem, e a máxima na capital fica em torno de 25 °C.

No Rio de Janeiro, a atuação do sistema associado ao ciclone provoca chuva rápida pela manhã e pancadas mais fortes ao longo do dia e à noite, com risco de temporais. A máxima chega aos 32 °C. Em Belo Horizonte, há previsão de pancadas a qualquer hora, com risco de chuva forte e volumes elevados. A máxima é de 25 °C.

Região Centro-Oeste

Desde cedo, chove de forma moderada a forte no leste de Mato Grosso do Sul, norte e sul de Goiás e em áreas de Mato Grosso. Ao longo da manhã, as instabilidades permanecem concentradas nessas áreas e, entre o fim da manhã e o início da tarde, a chuva se espalha pela região, com risco de temporais em grande parte de Goiás.

Em Mato Grosso do Sul, a atuação de um cavado mantém o tempo instável ao longo do dia, com risco de temporais no leste do estado. Até a noite, o tempo melhora em parte da região, mas ainda pode chover em Goiás e em áreas do noroeste, leste e interior de Mato Grosso.

Em Campo Grande, a manhã tem sol entre nuvens, com pancadas mais intensas entre o fim da manhã e a tarde, enfraquecendo à noite. A máxima chega aos 29 °C. Em Cuiabá, o dia começa com sol e muitas nuvens, e as pancadas aumentam ao longo do dia. A máxima é de 33 °C.

Região Nordeste

As instabilidades atuam na metade sul do Piauí, Ceará e norte da Bahia, com chuva moderada e pontualmente forte. Entre o fim da manhã e o início da tarde, as pancadas avançam para a metade sul do Maranhão, Ceará e oeste da Bahia, com risco de temporais.

No litoral norte, a atuação da Zona de Convergência Intertropical mantém o tempo instável. Entre o litoral norte da Bahia e o sul de Sergipe, a chuva ocorre de forma moderada, enquanto no Rio Grande do Norte é mais fraca. Nas demais áreas, o tempo segue mais firme, com calor predominando. A umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% no extremo norte da Bahia, interior de Pernambuco e da Paraíba e oeste de Alagoas.

Região Norte

Chove forte desde cedo no Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Acre, com intensificação das instabilidades ao longo do dia. No Tocantins, há previsão de pancadas mais fortes, especialmente no sul do estado, com risco de temporais.

No Amapá, a atuação da Zona de Convergência Intertropical favorece chuva moderada a forte durante todo o dia. As temperaturas seguem elevadas e a sensação de abafamento persiste em toda a região.

Últimas Notícias