Levantamento do Inpe revela persistência de queimadas na Amazônia e regiões do Brasil
Na Amazônia, a situação é alarmante em 37 municípios que registraram mais de 100 focos de incêndio em apenas uma semana
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), coletados entre 25 e 31 de agosto, revelam que as queimadas continuam a se alastrar por diversos biomas do país, com destaque para a Amazônia, Pantanal e Cerrado.
+ Inmet alerta para baixa umidade no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil
Na Amazônia, a situação é alarmante em 37 municípios que registraram mais de 100 focos de incêndio em apenas uma semana. São Félix do Xingu, no Pará, é a cidade mais afetada, com 1.443 focos de queimadas, seguida por Altamira, também no Pará, com 1.102 focos. Em resposta à gravidade da situação, o governo do Pará decretou estado de emergência na última terça-feira (27), proibindo o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas em todo o estado.
+ Capital e região metropolitana de São Paulo registram mais incêndios neste domingo
Pantanal
No Pantanal, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combateu 36 queimadas no sábado, incluindo um incêndio no Parque Florestal de Sinop, que foi extinto após dois dias de trabalho intenso. Os focos se espalharam por várias localidades, como Mirantes Morro dos Ventos, Chapada dos Guimarães e outros pontos críticos. Para conter as chamas, 31 bombeiros, com o auxílio de aviões, estão mobilizados.
Na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, 56 bombeiros atuam com o suporte de aeronaves, viaturas e equipamentos especializados, além de apoio de outros órgãos e das Forças Armadas. As queimadas também atingem terras indígenas, como a Terra Indígena Capoto Jarinã e a Aldeia Utiariti, onde o acesso depende de autorização da Funai.
Registros em São Paulo
A cidade de São Paulo e a região metropolitana registraram ao menos mais três incêndios neste domingo (1°). Na região de Cidade Ademar, zona sul de São Paulo, um corpo foi encontrado carbonizado por bombeiros que atuavam no combate de um incêndio.
No bairro de Grajaú, também na zona sul da capital, o Corpo de Bombeiros atuou para acabar com as chamas em uma vegetação na Estrada do Schmidt. O incêndio chegou a atingir ao menos nove veículos e se propagou para edifícios.
Em Osasco, na Grande São Paulo, um incêndio atingiu a comunidade Santa Rita. Ao menos 20 barracos estavam em chamas quando os bombeiros chegaram. Não há relatos de vítimas até o momento.