Inmet alerta para baixa umidade no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil
Baixa umidade do ar pode causar problemas de saúde e queimadas na vegetação
O aumento das temperaturas e a baixa umidade prevista para esse começo do mês de setembro deixou em alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para possíveis incêndios florestais e problemas de saúde nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil neste domingo (1).
As regiões em alerta abrangem cidades desde o Leste do Mato Grosso até o Norte e o Oeste do Estado de São Paulo. Inclui também partes de Minas Gerais, Goiás e todo o Distrito Federal. Cidades como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto estão em alerta para possíveis problemas decorrentes do clima seco.
Setembro terá temperatura e chuvas acima da média; veja previsão para o mês
Para evitar problemas de saúde, como dores de cabeça e complicações pulmonares, a orientação é o alto consumo de líquidos, para hidratação. As atividades físicas e a exposição ao sol devem ser evitadas, principalmente nas horas mais quentes do dia. O uso de hidratante para pele e proteção solar é indicado.
Brasil enfrenta pior seca da história recente, diz órgão do governo federal
Para o mês de setembro, a previsão do Inmet é de temperaturas pelo menos 5 °C acima da média, além da baixa umidade e manutenção da estiagem, que também alertam aos possíveis focos de queimadas, problema que tem preocupado e mobilizado autoridades nas últimas semanas.