Brasil

Levantamento aponta que 70% do motoristas brasileiros temem sofrer violência no trânsito

Dois a cada 10 motoristas já foram vítimas de violência nas grandes cidades do país

• Atualizado em
Publicidade

No trânsito das grandes cidades, é comum vivenciar uma olhada torta, levar uma fechada de um motociclista ou ver um carro que se aproxima demais no sinal. Cada movimento desperta um alerta. É medo real. É um medo que cresce nas ruas do país.

Uma pesquisa da plataforma de serviços automotivos Sem Parar mostra o tamanho dessa insegurança: 7 em cada 10 motoristas temem ser vítimas de alguma violência. E, infelizmente, mais de 20% já passaram por isso. Ao todo, 400 pessoas foram ouvidas.

+ Uber e 99 anunciam retorno do serviço de mototáxi em São Paulo a partir de 11 de dezembro

Nas ruas, as agressões verbais e físicas respondem por quase metade das ocorrências. Já os roubos de acessórios nos veículos representam 35%. A pesquisa também mostra que 67% dos motoristas consideram as ruas das grandes cidades mais perigosas que as estradas.

Para mudar esse cenário, profissionais da segurança alertam: paradas obrigatórias, ruas escuras e sinais desertos criam o ambiente perfeito para o crime.

"A ausência de iluminação e os semáforos desligados também, porque da mesma forma que a gente acaba de precavendo, infelizmente os delinquentes estão procurando os pontos de vulnerabilidade da cidade para que cometam os crimes", alerta o especialista Jorge Talarico.

+ Brasil registra mais de 150 mil denúncias de agressão contra mulheres em um ano

Para quem vive na rua, o medo faz parte da rotina. O taxista José Lopes carrega 30 anos de experiência, mas também uma história que não sai da cabeça: o irmão dele desapareceu exatamente no mesmo ponto de táxi onde um colega foi abordado dias atrás.

Publicidade

Assuntos relacionados

Trânsito
Violência
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade