Jovem do povo Guarani Kaiowá é morto a tiros em ação da Polícia Militar em MS
Operação ocorreu nesta quarta (18) no território Nhanderu Marangatu, disputado por indígenas e fazendeiros
Yumi Kuwano
Um jovem indígena foi morto a tiros nesta quarta-feira (18) durante um confronto com a Polícia Militar do Mato Grosso do Sul. O caso aconteceu na Fazenda Barra, que fica na Terra Indígena Nhanderu Marangatu — um local de disputa entre fazendeiros e indígenas —, no município de Antônio João.
O homem foi identificado como Neri Guarani Kaiowá. Segundo testemunhas, uma mulher também foi atingida pelos disparos. A ação dos policiais gerou revolta entre os indígenas.
+ Estudo mostra crescimento de 14% em candidaturas de indígenas no país
A violência contra os Guarani Kaiowá começou na madrugada e seguiu pela manhã. Os barracos montados para a retomada das terras também foram destruídos.
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) lamentou e manifestou indignação diante dos violentos ataques sofridos pela comunidade. Ainda em nota, informou que já se reuniu com o juiz responsável pelo caso, solicitando providências urgentes sobre a atuação da polícia na área.
+ Indígenas são baleados em confronto com a polícia em Mato Grosso do Sul
Há uma semana, no dia 12, três indígenas foram baleados durante confronto com a PM na terra Nhanderu Marangatu. Entre as vítimas está Juliana Gomes, que segue internada, em Ponta Porã, depois de levar um tiro no joelho. A irmã dela e um outro jovem também ficaram feridos.