Inmetro anuncia nova data para aplicação das provas de concurso público
Provas haviam sido suspensas em decorrências de fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) anunciou, nesta segunda-feira (10), a nova data de realização das provas objetivas e discursivas do concurso público para ingresso nos cargos de pesquisador-tecnologista em metrologia e qualidade, e analista executivo em metrologia e qualidade: 1º de setembro de 2024.
+ Lula e Putin conversam por telefone sobre guerra na Ucrânia
Anteriormente, elas estavam marcadas para 12 de maio, mas a aplicação foi suspensa pelo Inmetro em decorrência das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul entre o fim de abril e início do mês passado. Porto Alegre é uma das cidades em que haverá a aplicação.
Segundo o Inmetro, em 1º de setembro, os candidatos deverão se dirigir aos locais de prova já definidos na página do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), banca examinadora do concurso. O Inmetro ressalta que isso vale também para aqueles que, no ato da inscrição, optaram por fazer as provas em Porto Alegre e adjacências.
Foi publicado hoje também o novo calendário das etapas do concurso posteriores às provas:
- Publicação do gabarito preliminar da prova objetiva: 02/09/2024
- Período para interposição de recurso contra gabarito preliminar da prova objetiva: de 03/09 a 04/09/2024
- Publicação do gabarito definitivo da prova objetiva: 01/10/2024
- Publicação do resultado preliminar da prova objetiva: 01/10/2024
- Prazo para interposição de recurso contra o resultado preliminar da prova objetiva: de 02/10 a 03/10/2024
- Publicação do resultado definitivo da prova objetiva: 23/10/2024
O Inmetro explica que as datas das provas e das outras etapas são passíveis de alteração, conforme necessidade e conveniência do instituto e do Idecan. Se houver alteração, ela será previamente comunicada por meio de edital publicado na página do concurso em www.idecan.org.br.
Vagas e salários
Conforme um aditivo ao edital que rege a realização do concurso publicado nesta segunda no Diário Oficial da União (DOU), serão ofertadas 100 vagas imediatas, sendo 60 para pesquisador-tecnologista em metrologia e qualidade e 40 para analista executivo em metrologia e qualidade. Em relação ao cadastro de reserva, serão 180 e 120, respectivamente.
O Inmetro diz que o salário tanto no caso de pesquisador como no de analista é R$ 8,7 mil.
De acordo com o aditivo publicado hoje, em 1º de setembro, as provas para os candidatos a analista serão realizadas das 8h às 13h (horário oficial de Brasília), e aquelas para os candiatos a pesquisas, das 15h às 8h (horário oficial de Brasília).