Incêndios no Pantanal: maior avião da América Latina começa a ser usado para combate às chamas
Modelo KC-390 da FAB tem capacidade para transportar 12 mil litros de água a cada decolagem
O maior avião da América Latina começou a ser usado no combate aos incêndios no Pantanal. Apenas neste sábado (29), a aeronave despejou mais de 35 mil litros d'água na região.
+ Incêndios no Pantanal: Tebet nega omissão do governo estadual ou federal
O modelo KC-390 da FAB tem capacidade para transportar 12 mil litros de água a cada decolagem. Para aumentar o efeito no combate ao fogo, um produto químico retardante é adicionado à agua.
+ Ministras de Lula visitam Pantanal em meio a queimadas crescentes
A água foi lançada em um dos focos de incêndio identificados pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Mato Grosso do Sul. O cargueiro conta com um sistema que permite o voo em situações adversas como a baixa altitude, baixa velocidade e altas temperaturas.
Já são mais de 90 dias de combate às chamas. O centro de monitoramento do tempo e do clima indica aumento de nebulosidade e possibilidade de chuvas na região.
Focos de queimadas em 2024 já superam o mesmo período do ano passado
O número de focos de incêndio no pantanal este ano, até junho, já supera o que foi queimado durante o mesmo período de 2023. Segundo a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, apenas no primeiro semestre (até 26 de junho), foram registrados 3.426 focos de incêndio no Pantanal. O número está muito acima do normal e superior, inclusive, ao volume registrado em 2020, ano dos maiores incêndios já registrados na região.