Incêndio na Serra do Cruzeiro, no Sertão da Paraíba, é controlado após 6 dias
Bombeiros vão permanecer na região até domingo para evitar novos focos; Polícia Civil investiga suspeita de incêndio criminoso ligado à caça

SBT News
com informações do Portal T5
O incêndio florestal que atingia há seis dias a Serra do Cruzeiro, em São José do Bonfim, Sertão da Paraíba, foi controlado nesta sexta-feira (19). A força-tarefa, que reuniu mais de 110 profissionais, entre bombeiros, policiais e equipes de apoio, conseguiu eliminar os principais focos de chamas, mas a operação seguirá até domingo (21) em caráter preventivo.
+Ondas de calor: como se proteger em temperaturas extremas?
Segundo o tenente-coronel Danilo Galvão, comandante da operação, cerca de 40% da vegetação nativa foi destruída. Dos 400 hectares da serra, 160 foram consumidos pelo fogo, e animais de pequeno porte foram encontrados mortos.
A ação envolveu 70 bombeiros, aeronave Acauã equipada com Bambi Bucket, drones, veículos, sopradores e monitoramento via satélite. Mais 37 militares foram deslocados na sexta-feira para reforço.
+ MP recomenda suspensão das obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô
A Polícia Civil trabalha com a hipótese de incêndio criminoso. O delegado Claudinor Lúcio afirmou que a investigação aponta para ação de caçadores. “Não foi uma pessoa só. Pelas informações que temos, foram várias, provavelmente ligadas à caça de animais”, afirmou. Duas pessoas já foram ouvidas, e a quebra de dados de investigados será solicitada à Justiça.
O Corpo de Bombeiros ressalta que a região tem histórico de queimadas provocadas por ação humana, geralmente para limpeza de terrenos ou práticas de caça. Se confirmada a suspeita, os responsáveis poderão responder por crime ambiental.