Idosa de quase 100 anos vence medo e entra no mar pela primeira vez
Dona Walterlina da Silva conheceu a praia com a ajuda de projeto do Sesc no Rio Grande do Sul
![Imagem da noticia Idosa de quase 100 anos vence medo e entra no mar pela primeira vez](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fsbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com%2FFoto_JPG_36_68741623b7.jpg&w=1920&q=90)
SBT News
Nunca é tarde para realizar um sonho. Prestes a completar 100 anos, Dona Walterlina da Silva venceu o medo e entrou no mar pela primeira vez na vida. O feito aconteceu na última quinta-feira (6), em Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
Dona Valterlina era acostumada a apenas “molhar a ponta do pé” quando ia à praia, mas, após incentivo da família, ela resolveu viver uma nova experiência. Com o auxílio de uma cadeira de rodas adaptada, oferecida por um projeto gratuito do Sesc do Rio Grande do Sul, a idosa conseguiu entrar no mar.
Acessibilidade
O programa Rede Praia Acessível foi lançado em 2012 pelo governo do Rio Grande do Sul. A iniciativa oferece banhos assistidos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em 45 guaritas de 21 municípios, abrangendo praias, piscinas, balneários fluviais e lagunares. O serviço utiliza cadeiras anfíbias que garantem conforto e segurança.
+ Calor faz juíza suspender volta às aulas na rede estadual do RS
Marco Antônio Lang, presidente da Fundação de Atendimento ao Deficiente e ao Superdotado do Rio Grande do Sul (Faders), afirma que o programa é uma ponte para a inclusão e a dignidade. “Isso mostra que estamos no caminho certo para um verão mais acessível para todos”, disse.