Calor faz juíza suspender volta às aulas na rede estadual do RS
Retorno estava marcado para a segunda-feira (10); governo vai recorrer
SBT News
A Justiça do Rio Grande do Sul acatou o pedido feito pelo sindicato dos docentes da rede estadual para adiar o início das aulas, originalmente programado para esta segunda-feira (10). Com a decisão, o ano letivo começará na segunda-feira seguinte, dia 17. +Inmet emite alerta laranja por chuvas intensas e vermelho por onda de calor; veja regiões
O sindicato justificou a solicitação com base na previsão de temperaturas extremamente elevadas nos próximos dias e na falta de condições adequadas nas escolas para lidar com o calor intenso. A medida foi concedida de forma provisória (liminar), e a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) já anunciou que irá recorrer da decisão.
Em comunicado, a SEDUC informou que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) está analisando a decisão e preparando o recurso necessário.
Na quinta-feira (6), a diretoria do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS) solicitou à Casa Civil do Estado, em reunião, o adiamento do início do ano letivo na rede pública estadual.
No mesmo dia, a SEDUC divulgou uma nota afirmando que manteria a data prevista para o retorno às aulas, mas que continuaria monitorando os alertas de calor e as orientações da Defesa Civil.
Onda de calor intensa
O Rio Grande do Sul enfrenta uma onda de calor que deve se intensificar nos próximos dias, segundo a Climatempo. Meteorologistas preveem temperaturas extremamente altas, com picos entre segunda e terça-feira em diversas regiões do estado. Em Porto Alegre, por exemplo, os termômetros podem atingir até 40°C. +Cinco estados terão primeira onda de calor do ano, com temperaturas que podem ultrapassar os 40ºC
Na semana passada, algumas cidades registraram recordes históricos de temperatura. Em Quaraí, por exemplo, os termômetros marcaram 43,8°C, a maior temperatura registrada no estado em mais de um século, de acordo com a Climatempo. Há possibilidade de que esse recorde seja superado nos próximos dias.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de grande perigo para o Rio Grande do Sul, com temperaturas até 5°C acima da média e riscos significativos à saúde da população.