Publicidade
Brasil

IBGE volta a colocar o Brasil no centro do mapa-múndi – agora com o Sul acima

Márcio Pochmann, presidente do Instituto, diz que novo mapa ressalta "posição atual de liderança do Brasil"; nova versão gera debate

Imagem da noticia IBGE volta a colocar o Brasil no centro do mapa-múndi – agora com o Sul acima
IBGE volta a colocar o Brasil no centro do mapa-múndi | Divulgação
Publicidade

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) voltou a divulgar, nesta quarta-feira (7), uma nova versão do mapa-múndi com uma configuração diferenciada: o Brasil aparece no centro do plano – desta vez, o mapa está de ponta-cabeça, com o hemisfério Sul posicionado no topo.

+ Desigualdade de renda no Brasil atinge menor nível dos últimos 12 anos, diz IBGE

Segundo o presidente do IBGE, Márcio Pochmann, o lançamento "busca ressaltar a posição atual de liderança do Brasil em importantes fóruns internacionais como no BRICS e Mercosul e na realização da COP 30 no ano de 2025."

Essa não é a primeira vez que o Instituto reposiciona o país no mapa. Em abril de 2024, o IBGE já havia lançado uma versão do mapa-múndi com o Brasil em destaque, mas na orientação tradicional (com o Norte para cima). O material fazia parte da 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar, mas acabou sendo duramente criticado por conter erros técnicos.

Entre as falhas encontradas na edição anterior estão informações incorretas sobre períodos geológicos: o material trocava as eras Jurássica e Cretácea – uma diferença de cerca de 70 milhões de anos. Também apresentava dados imprecisos sobre a idade da Terra, a separação dos continentes e a duração dos períodos geológicos. À época, o IBGE reconheceu os equívocos e publicou uma errata.

Configuração tradicional do Mapa-múndi | Reprodução
Configuração tradicional do Mapa-múndi | Reprodução

Reações ao novo mapa

A divulgação do mapa-múndi "invertido" ainda não foi acompanhada de um novo posicionamento oficial do IBGE, apenas uma publicação de Pochmann em suas redes sociais, mas já gera discussões entre internautas especialistas em educação geográfica. Críticos argumentam que o novo material pode confundir estudantes, enquanto defensores afirmam que ele promove uma “descolonização visual” do conhecimento geográfico, ao romper com a tradicional centralidade do eixo Europa-Estados Unidos.

Gestão de Pochmann sob críticas

A divulgação do novo mapa acontece em meio a uma série de críticas à gestão de Márcio Pochmann à frente do instituto. Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Pochmann assumiu a presidência do IBGE em agosto de 2023.

Durante sua gestão, Pochmann tem sido acusado de adotar posturas autoritárias e de promover uma “aparelhagem ideológica” no órgão, segundo denúncias feitas pelo AssIBGE (Sindicato Nacional dos Trabalhadores do IBGE) e por técnicos do instituto. Em janeiro deste ano, funcionários divulgaram uma carta aberta em que denunciam “desrespeito ao corpo técnico” e alegam que o IBGE estaria sendo conduzido de forma centralizadora.

Publicidade

Assuntos relacionados

IBGE
Brasil
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade