Publicidade
Brasil

Homem finge ser piloto da Gol e tenta entrar em cabine da Azul durante voo

Caso ocorreu durante trajeto entre Porto Alegre e Congonhas; tripulação negou acesso e notificou autoridades

Imagem da noticia Homem finge ser piloto da Gol e tenta entrar em cabine da Azul durante voo
Publicidade

Um homem vestido o uniforme da Gol e portando um crachá da companhia aérea se passou por piloto e tentou acessar a cabine de comando de uma aeronave da Azul durante um voo. O incidente ocorreu no dia 24 de fevereiro, em trajeto entre Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).

Segundo a Azul, o homem tentou puxar assunto com os comissários de bordo, fingindo ser um piloto. Em um determinado momento da conversa, ele perguntou se podia entrar na cabine de comando, mas teve o acesso negado pela tripulação. A companhia classificou a situação como uma questão de segurança e reportou o caso às autoridades competentes.

Em nota, a Gol declarou que "todo e qualquer evento fora da rotina operacional é avaliado e comunicado internamente". No texto, a companhia ainda ressaltou seu compromisso com a segurança, dizendo que considera ser seu “valor número 1”.

Acesso controlado

A cabine de comando passou a ter a porta blindada e o acesso restrito para evitar o sequestro dos aviões. A regra foi implementada após os ataques do 11 de setembro, quando 19 terroristas do grupo terrorista Al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais com passageiros a bordo para missões suicidas nos Estados Unidos.

+ Veja o que mudou nos aeroportos desde os atentados do 11 de setembro

Segundo a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), o protocolo é que a porta permaneça fechada durante todo o voo, podendo ser aberta apenas pelos pilotos, que dispõem de equipamento de vídeo para ver quem está do lado de fora da cabine. A comunicação entre os pilotos, passageiros e tripulação ocorre apenas por meio do sistema de som do avião.

Publicidade

Assuntos relacionados

Brasil
Falso
Gol
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade