Gramado autoriza retorno de moradores que estavam fora de casa após rachaduras no solo
Defesa Civil ampliará monitoramento do volume de chuvas na área para alertar moradores em caso de nova evacuação
Camila Stucaluc
A prefeitura de Gramado autorizou, na 5ª feira (21.dez), o retorno dos moradores do bairro Três Pinheiros. O grupo precisou deixar o local em novembro, após a área ser classificada como vermelha devido ao surgimento de rachaduras no solo durante intensas chuvas na região. A Avenida Perimetral, por sua vez, permanece bloqueada.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A permissão de retorno ao bairro Três Pinheiros foi possível após avaliações da empresa Azambuja Engenharia e Geotecnia - contratada pela gestão municipal. Segundo a prefeitura, a Defesa Civil irá ampliar o monitoramento do volume de chuvas no bairro para poder alertar a população em caso de necessidade de nova evacuação.
“Depois de 32 dias, conseguimos dar essa boa notícia para os moradores e estamos muito satisfeitos porque temos a segurança dos técnicos. Que bom que todos poderão passar o Natal em casa e com tranquilidade”, disse o prefeito Nestor Tissot, em reunião com os moradores.
Antes do anúncio, o prefeito havia se reunido com o técnico da Azambuja para falar sobre o projeto das obras definitivas de contenção que a prefeitura pretende realizar no bairro Três Pinheiros para evitar novos incidentes. Já o projeto com as ações para a Perimetral deverá ser entregue até o final de janeiro.
Relembre o caso
A evacuação do bairro Três Pinheiros foi ordenada pela prefeitura após rachaduras, de cerca de 150 metros de extensão, surgirem no solo devido às fortes chuvas. A ação foi necessária devido ao risco de desabamento da área, bem como de deslizamento de terra no entorno do bairro. O município decretou estado de calamidade pública no mesmo dia.
Os moradores foram orientados a ficarem em casas de parentes ou amigos. Para aqueles que não tiveram a opção, a Defesa Civil os acomodou no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Senador Salgado Filho, no bairro Piratini. Pelas redes sociais, moradores compartilharam imagens das fissuras.