Governo pede apoio das plataformas para enfrentar fake news
Medida foi tomada após a constatação de aumento volumoso de distribuição de notícias falsas relativas à tragédia no RS
O Governo Federal pediu, na tarde desta sexta-feira (10), apoio e colaboração das principais plataformas de redes sociais que atuam no Brasil para conter a propagação de fake news sobre a catástrofe climática que acontece no Rio Grande do Sul.
A medida foi tomada após reunião realizada com representantes das principais plataformas. Para embasar as ações, foram distribuídos protocolos de sugestões de aprimoramentos já utilizados pelas empresas.
“Estamos lidando com um fenômeno novo. Pedimos às plataformas uma atuação mais intensiva em relação à tragédia do Rio Grande do Sul. Nós temos identificado nos últimos dias um aumento muito significante de conteúdos desinformacionais”, afirmou Jorge Messias, advogado-geral da União.
Os representantes das plataformas se mostraram dispostos a ajudar, além de relatar esforços que já estão em curso para combater a proliferação de notícias falsas relacionadas à tragédia.
A reunião, realizada em Brasília, contou também com representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, entre outros órgãos.