Governo Federal abre consulta pública para túnel Santos-Guarujá
Projeto anunciado há quase 100 anos está avaliado em R$ 5,8 bilhões e deve gerar mais de 5 mil empregos
Um projeto discutido há quase 100 anos dá mais um passo para finalmente sair do papel. O Governo Federal anunciou, na tarde desta quarta-feira (13), abertura de consulta pública para a construção do Túnel Santos-Guarujá. A partir desta quinta (14), os cidadãos poderão se manifestar a respeito da obra, avaliada em R$ 5,8 bilhões.
+Leia mais sobre Brasil no SBT News
“Nós vamos ter uma obra sustentável. Uma obra que vai trazer mobilidade, uma obra que vai ter outros contornos, porque a gente não está falando só no transporte das pessoas. Estamos falando também do transporte da carga por meio dos veículos de carga. A gente está falando de uma coisa muito importante, transporte público", afirmou Tarcísio Freitas, governador de São Paulo.
O túnel Santos-Guarujá está inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os recursos para dar continuidade ao projeto serão feitos pelo Governo Federal e pelo Governo de São Paulo, cada um com 50% do valor previsto.
“Quantos empregos nós vamos gerar com este empreendimento? Quantos pais de família vão trazer o sustento para suas casas a partir deste empreendimento? Nós estamos falando aqui de transformação. Vamos ter aí mais 45 dias de consulta pública, fase extremamente importante, que é a hora de ouvir a sociedade”, continuou o governador de São Paulo sobre a perspectiva da geração de 5 mil empregos, de acordo com o Ministério de Portos.
Além de Tarcisio, estiveram presentes no evento Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos e os prefeitos das duas cidades impactadas pelas obras: Rogério Santos (Republicanos), de Santos, e Válter Suman (PSDB), de Guarujá.
“Sob orientação do presidente Lula e do ministro Rui Costa, desde o primeiro momento, a gente procurou cultivar o diálogo, visando a construção coletiva. Até porque eu digo sempre que as diferenças constroem as convergências, e é preciso que a gente pense muito mais nas próximas gerações do que nas próximas eleições”, declarou o ministro Silvio Costa sobre o acordo feito entre o presidente Lula e o governador Tarcísio de Freitas para a construção do túnel após reivindicação de políticos paulistas.
“Estamos fazendo história, Silvio (ministro de Portos). Governos que eventualmente não tem o mesmo direcionamento ideológico vão trabalhar juntos em prol do cidadão. A disputa a gente deixa para a eleição, agora é a hora da gente trabalhar junto”, reforçou Tarcísio, sobre o acordo.
O túnel terá 860 metros de extensão e tem como objetivo melhorar o fluxo de pessoas entre as duas cidades, que hoje é feito por meio de balsas por aproximadamente 78 mil pessoas todos os dias.
O projeto de ligação entre as duas cidades é discutido há quase 100 anos. A primeira notícia sobre um túnel ligando Santos e Guarujá data de 23 de janeiro de 1927, pelo jornal A Tribuna, de Santos. Na época, Júlio Prestes era governador do Estado de São Paulo (1927 a 1930). De lá para cá, o planejamento nunca saiu do papel.