Publicidade
Brasil

Governo de SP cria gabinete de crise nesta segunda-feira (15) para conter queimadas

Autoridades preveem que última semana do inverno será a mais crítica do período de estiagem no Estado

Imagem da noticia Governo de SP cria gabinete de crise nesta segunda-feira (15) para conter queimadas
Defesa Civil já registrou 11 focos de incêndio ativos no fim de semana | Divulgação/governo de SP
Publicidade

O governo de São Paulo vai instaurar, nesta segunda-feira (15), um gabinete de crise para conter as queimadas no Estado. O foco do grupo, segundo a gestão, será criar medidas para otimizar a resposta às ocorrências de incêndios florestais no período de estiagem.

O gabinete reunirá representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Fundação Florestal e da Polícia Rodoviária e Ambiental. Também estarão no time de autoridades da Secretarias Estaduais de Agricultura, de Meio Ambiente e de Infraestrutura e Logística.

Dados do Mapa de Risco de Incêndio mostram que a última semana do inverno será a mais crítica da estiagem em 2025, com previsão de nível de emergência para queimadas. O cenário é marcado por altas temperaturas e baixíssimos índices de umidade relativa do ar, principalmente nas regiões centro-oeste, norte, oeste e noroeste do Estado.

“Estamos diante de um cenário de risco que exige muita atenção, além da união de esforços e respostas rápidas. A presença integrada das instituições permite salvar vidas, proteger o meio ambiente e minimizar os prejuízos causados pela estiagem”, disse o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira.

+ Defesa Civil de SP emite alerta para tempo seco nos próximos dias; veja como cuidar da saúde

De acordo com a Defesa Civil, 11 focos de incêndio foram registrados no último fim de semana. Destes, cinco continuam ativos em diferentes regiões, principalmente nas cidades de Cruzeiro, Cajuru e Piracicaba. Até o momento, 17 casos de animais silvestres mortos em decorrência das queimadas foram registrados. Um dos últimos aconteceu no Pontal do Paranapanema, onde uma anta teve 70% do corpo queimado.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade