Publicidade
Brasil

Zagueiro do Flamengo cria projeto de saúde mental no futebol

Danilo se emociona ao falar de pressão no esporte e detalha ação para melhorar suporte nas categorias de base

Imagem da noticia Zagueiro do Flamengo cria projeto de saúde mental no futebol
Zagueiro do Flamengo, Danilo fala da pressão no futebol ao falar de projeto de educação socioemocional. | Divulgação/Web Summit
• Atualizado em
Publicidade

A saúde mental tem sido um dos temas mais debatidos atualmente. No futebol, não é diferente. Recentemente, o goleiro Cássio, do Cruzeiro, desabafou sobre as críticas que vem sofrendo nas últimas partidas. Ele chegou a chorar e dizer que o "ser humano está ficando doente" e ressaltou a importância da saúde mental, principalmente para os jogadores. Além dele, Tite decidiu se afastar do futebol para cuidar de seu bem-estar.

+ Rio continua como sede do Web Summit até 2030

Casos como esses fizeram o zagueiro do Flamengo, Danilo, criar um projeto chamado "Voz Futura". Ao lado do jornalista Pedro Pirim, o canal de conteúdo trata de temas ligados a saúde mental e educação socioemocional. Ele esteve presente no Web Summit, no Rio de Janeiro, para falar do projeto.

"Futebol é um ambiente que conheço bastante bem e sei o quanto ele é escasso naquilo que quer dizer suporte emocional, que quer dizer valorizar primeiramente a história do ser humano e depois, sim, pensar na performance enquanto atleta", afirmou Danilo no palco principal do evento, que reuniu 34 mil pessoas no Riocentro.

"Temos já em desenvolvimento um projeto socioemocional que se chama 'Crescer', que, a princípio, é focado para atender outros projetos sociais. Está sendo testado no meu projeto social, que tem uma base em Bicas, Minas Gerais, de onde sou, e também em Belo Horizonte, atende mais de 420 crianças. É um projeto que busca dar ensino socioemocional para crianças de seis até 17 anos", conta Danilo.

+ iFood anuncia compra de três startups para gestão de restaurantes

O camisa 13 rubro-negro é referência por motivar o restante do elenco e defende que isso é fundamental para um bom desempenho dos atletas.

"O nosso objetivo, a partir do momento que esse projeto for testado, é também estar, de certa forma, buscando a conexão com as equipes e implementar isso nas categorias de base das equipes de futebol, inclusive do Flamengo, que queiram também fazer parte dessa, digamos, revolução socioemocional que a gente vem vivendo, porque é impossível não falar disso hoje em dia", afirma Danilo. "Principalmente no futebol, um ambiente onde a pressão é sempre máxima por resultado, e o suporte ao ser humano normalmente é muito pequeno."

Foi durante a pandemia que Danilo decidiu criar algo que pudesse influenciar as pessoas sobre a importância da saúde mental. A experiência na Europa também ajudou o jogador a dar mais valor a essa parte da vida.

Com o defensor em campo, o Flamengo não registrou nenhuma derrota: são cinco vitórias e um empate, ou 89% de aproveitamento com o camisa 13 em campo, sem ter sofrido nenhum gol neste período.

Aos 33 anos, com carreira consolidada e agora jogando no time de coração, Danilo quer além de alcançar mais objetivos fora do gramado.

Publicidade

Assuntos relacionados

Futebol
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade