Frente fria leva mais chuva para áreas sob enchentes no Rio Grande do Sul
Instabilidade climática deve persistir até o começo da próxima semana; veja previsão
A passagem de uma frente fria no sul do Brasil deixará o tempo instável no Rio Grande do Sul, podendo provocar mais chuvas no estado nesta quarta-feira (8). Segundo a MetSul, há risco de temporais isolados no começo do dia, sobretudo em áreas próximas da fronteira com o Uruguai – onde cidades já foram afetadas pelas enchentes.
+ Não é hora de voltar para casa, diz Eduardo Leite para moradores de regiões afetadas
Nas demais regiões do estado, o sol aparece com nuvens, a nebulosidade aumenta e depois chove. Porto Alegre deve registrar temperaturas entre 27ºC e 28ºC, com chance de chuva, que não deve ter volume alto, na segunda metade do dia. Segue quente na Metade Norte, mas refresca no Oeste e no Sul. Já no Litoral Norte, o calor será intenso.
Na quinta-feira (9), o tempo melhora na maioria das cidades gaúchas com ingresso de ar frio. O vento Sul, porém, deve represar o Guaíba na Lagoa dos Patos e gerar elevação mesmo que temporária do nível, já em patamar crítico. Na sexta-feira (9), o tempo volta a ficar instável na maioria das regiões, com chuva que pode ser localmente forte.
+ Leptospirose: saiba como se prevenir da doença durante enchentes e chuvas intensas
A instabilidade climática deve persistir no fim de semana e durante o começo da próxima semana, o que vai levar aos altos volumes de chuva. O tempo deve melhorar apenas entre terça e quarta-feira (14 e 15) com uma massa de ar polar que vai trazer um declínio bastante acentuado da temperatura e os primeiros dias gelados do ano.
Tragédia no RS
Cidades do Rio Grande do Sul ficaram ilhadas depois de serem atingidas por fortes chuvas na última semana. Até o momento, a Defesa Civil contabiliza 95 mortos e 372 feridos, além de 48.799 desabrigados e 159.036 desalojados. Ao todo, 401 municípios estão em situação de emergência devido às enchentes, afetando 1,4 milhão de pessoas.
A capital Porto Alegre, por exemplo, está cercada pelas águas. A única forma de entrar e sair da cidade é pela zona Leste, na RS-040, que leva ao Litoral Norte. Todos os demais pontos estão fechados por conta das enchentes, assim como o Aeroporto Internacional do município, que suspendeu as atividades por tempo indeterminado.
Em meio ao cenário, o Congresso aprovou a proposta do governo federal e reconheceu situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul. Na prática, a medida vai permitir envio de recursos de forma emergencial, pulando etapas burocráticas, como as fases de licitação. O decreto também permite que o envio de recursos ao estado fique fora dos limites das regras fiscais.
Cuidados durante enchentes e inundações
Antes:
- Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar
no caso de inundação;
- Coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados
e em local protegido;
- Feche as portas, janelas e o registro de entrada de água;
- Desconecte os aparelhos elétricos da corrente elétrica para evitar curtos-circuitos;
- Retire todo o lixo e leve-o para áreas não sujeitas a inundações;
- Retire os animais de estimação de casa.
Durante:
- Evite contato com as águas de enchentes, elas estão contaminadas e podem provocar doenças;
- Evite voltar para casa até as águas baixarem e o caminho estar seguro.
- Só entre na água se for absolutamente necessário, usando botas de borracha.
Após:
- Tenha cuidado: veja se a sua casa não corre risco de desabar;
- Remova a lama e o lixo do chão, das paredes, dos móveis e utensílios. Não use
equipamentos elétricos que tenham sido molhados;
- Lave e desinfete os objetos que tiveram contato com as águas da enchente;
- Evite beber água ou comer alimentos que tiveram contato com as águas da inundação, pois eles podem estar contaminados.