Publicidade
Brasil

Fotógrafo recupera imagens destruídas pela lama de enchentes no RS

Vítimas da tragédia do Rio Grande do Sul tem memórias recuperadas após limpeza

Imagem da noticia Fotógrafo recupera imagens destruídas pela lama de enchentes no RS
Publicidade

O mar de água e lama que inundou e devastou bairros e cidades inteiras no Rio Grande do Sul levou móveis, roupas, comida e casas inteiras. Além dessas perdas materiais, outros itens também submergiram com a enchente: fotos.

A enxurrada levou vidas, histórias e afeto, mas um fotógrafo encontrou um jeito de diminuir a dor de quem perdeu tudo nas enchentes no estado. Daniel Fraga passou a recuperar as fotos destruídas pela água, recebendo centenas de pedidos – e eternizando memórias.

São várias as histórias: a professora Rosa Menscheid tinha lembranças de uma vida inteira, desde a gestação, até uma cena contemplando o rio dos Sinos – o mesmo rio que tirou a família de casa.

A casa de Rosa fica em São Leopoldo, uma das cidades mais atingidas pela enchente. O imóvel ficou 22 duas submerso e tudo foi perdido. Quando a água baixou, as fotos estavam enterradas na lama.

No cenário de guerra – Amauri, companheiro de Rosa, chegou a amarrar um barco na altura do telhado da casa -, a única foto do pai do vendedor foi salva, além de um registro especial da primeira casa da família.

Água e detergente: saiba como restaurar fotos

O fotógrafo já recebeu mais de mil fotos. Sem conseguir atender a todos os pedidos, Daniel ensina as pessoas como recuperar as imagens e memórias.

Como o material chega coberto com a lama da enchente, a primeira coisa a ser feita é usar luvas. Depois, é preciso colocar detergente neutro em uma bacia com água.

As fotos devem ser mergulhadas no recipiente, lavando-as de forma delicada – por isso o uso de luvas. Após o processo, é preciso deixar escorrer o excesso de água e lama em uma toalha. Também é possível usar um secador de cabelo para agilizar o processo.

Depois, é só pendurar as fotos em um varal, de preferência no sol, para que fiquem totalmente secas.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade