Filhote de macaco-prego é resgatado de incêndio no Pantanal; veja fotos
Incêndios já destruíram mais de 1,9 milhão de hectares do bioma, que sofre com estiagem severa
Um filhote de macaco-prego foi resgatado após ser encontrada nas cinzas de um incêndio, na última sexta-feira (13), na região do Salobra, em Miranda, no Pantanal sul-mato-grossense. O bebê macaco, que recebeu o nome de Fênix, ainda estava com o cordão umbilical.
+ Onça-pintada é resgatada com queimaduras no Pantanal; rugido é sinal de recuperação
O animal foi socorrido por equipes do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) e do Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal) e levado para o Hospital Veterinário Ayty, no Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande.
Fênix está sendo alimentado com mamadeira, a cada duas horas, e aquecido constantemente, cuidado parecido ao de um bebê humano.
"O cuidado com animais silvestres é extremamente delicado e exige muita atenção. Eles são muito sensíveis. Estamos alimentando o macaco de duas em duas horas. Ele foi encontrado ainda com o cordão umbilical, um bebê ainda", afirmou a gestora do hospital, Aline Duarte.
Veja fotos do macaco-prego resgatado
Queimadas no Pantanal
Em 2024, o Pantanal registra mais de 1,9 milhão de hectares queimados. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, de 1º de janeiro a 15 de setembro, foram queimados 1.930.975 de hectares no bioma, o que corresponde a 12,79% da área.
Este período do ano é considerado o mais crítico em relação aos incêndios florestais, intensificados pelas condições climáticas, com uma estiagem severa, e por ações humanas.