Estiagem prolongada atinge Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do Brasil
Chuva continua caindo somente no extremo norte e litoral do nordeste, com destaque para Salvador, na Bahia
Partes das regiões centro-oeste, sudeste e interior do nordeste do Brasil enfrentam uma estiagem que já dura 150 dias. Nos últimos meses, o país foi marcado por períodos prolongados de tempo seco, afetando a regularidade das chuvas. Este cenário é preocupante, especialmente porque o inverno, que é o período de menos chuva nessas áreas, e deve continuar seco nos próximos meses. As mudanças começam a partir da próxima terça-feira (30).
A chuva continua caindo somente no extremo norte e litoral do nordeste, com destaque para Salvador, na Bahia.
+Massa de ar quente perde força, mas clima permanece seco e quente
O interior do Brasil segue com a umidade relativa do ar em níveis críticos, principalmente em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, interior de São Paulo.
O Pantanal voltou a registrar queimadas depois de quase duas semanas de alívio. Além do ser humano, quem também sofre com os incêndios são os animais. Por isso, para tentar proteger a fauna, um grupo técnico do governo do Mato Grosso do Sul está alimentando e nutrindo os bichos da região com frutas e legumes.
+Avanço de nova frente fria deve baixar temperaturas e provocar chuvas no Brasil
A forte estiagem que atinge a região central do Brasil desde o final do verão foi intensificada pela atuação de bloqueios atmosféricos, que aumentaram as massas de ar quente na faixa central. Desde o meio do ano passado, já ocorreram mais de 10 períodos de bloqueios. Esses sistemas desfavorecem a formação de nuvens de chuva e dificultam o avanço de frentes frias vindas do sul do Brasil.
Tendências e previsões
Já no Sul e Sudeste do Brasil, a previsão nesta sexta-feira (25) é de muito nevoeiro pela manhã na faixa litorânea de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e sul do Rio Grande do Sul.
Faz 21 graus em Florianópolis.No sudeste, a queda de temperatura só acontece a partir da próxima semana. A tarde desta sexta-feira ainda será quente: faz 27 graus em São Paulo e Belo Horizonte. Em Goiânia, 30°; em Porto Velho, 37°; e em Maceió, 29°.
+Nova massa de ar quente deve elevar temperaturas em até 7ºC nos próximos dias
Já em Vitória a previsão é de 29°. Em Manaus, 33°; e em Natal 22º.
É importante lembrar que o outono marca a transição entre o período chuvoso (verão) e o período seco (inverno). O inverno brasileiro é caracterizado por tempo mais seco e é a estação com menos chuva em amplas áreas das regiões centro-oeste, sudeste, nordeste e norte. Nos próximos meses, a chuva não deve dar sinais de retorno e a regularidade das precipitações só deve voltar após o dia 22 de setembro, com o início da primavera, que marca a transição entre o período seco e o chuvoso.