Nova massa de ar quente deve elevar temperaturas em até 7ºC nos próximos dias
Noites e madrugadas continuarão geladas devido à menor incidência de radiação solar
Depois de duas semanas características de inverno, com temperatura média no entorno dos 15ºC, os termômetros devem voltar a subir nos próximos dias. Segundo previsão do Climatempo, um novo bloqueio atmosférico está se formando na faixa central do Brasil, o que irá contribuir para a estabilização de uma massa de ar quente.
“Como em outras ocasiões, o sistema de alta pressão que se estabelece em médios níveis da atmosfera intensifica a circulação do ar de cima para baixo. Esse movimento favorece o aumento das temperaturas e impede a formação de grandes nuvens de chuva, além de bloquear o avanço das frentes frias”, explica o meteorologista Guilherme Borges.
A elevação das temperaturas começará a partir de quinta-feira (18), estendendo-se até 25 de julho. Parte do Brasil ficará entre 3ºC a 5ºC mais quentes que o habitual para a época, enquanto áreas como o oeste do Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e oeste e norte do Rio Grande do Sul ficarão até 7ºC acima da média.
+ Pinguim aparece andando em rua na Argentina durante onda de frio
Embora as tardes sejam quentes, a previsão é que as noites e madrugadas continuem geladas. Isso acontece devido à menor incidência de radiação solar e ao período mais curto de horas de sol durante o dia.