Avanço de nova frente fria deve baixar temperaturas e provocar chuvas no Brasil
Massa de ar frio ingressará no país a partir de domingo (28), começando pelo Rio Grande do Sul
Depois de semanas de tardes quentes, as temperaturas devem voltar a cair em grande parte do Brasil. Isso porque a passagem de uma forte frente fria está prevista para o final de julho, trazendo de volta as características típicas do inverno. A expectativa, segundo a Climatempo, é que o veranico comece a deixar o país nesta quinta-feira (25).
Com a saída do período de estiagem, o bloqueio atmosférico que estacionou a massa quente sobre o Brasil deve começar a enfraquecer. Até que esse processo seja concluído, as temperaturas continuarão se elevando na parte da tarde, mas não tão intensamente como durante o período veranico.
O Rio Grande do Sul deve ser o primeiro estado atingido pela frente fria. No domingo (28), o tempo deve ficar chuvoso, com grande parte do estado, como Porto Alegre, registrando temperaturas entre 17ºC e 12ºC. Posteriormente, a massa de ar frio avançará para o Sudeste, provocando chuva em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
+ Novo recorde de calor é registrado na Terra, aponta observatório da UE
“Após a passagem da frente fria, as temperaturas mínimas deverão cair significativamente, especialmente no Sul e Sudeste do país. Isso marcará um retorno às condições climáticas típicas do inverno, com noites e madrugadas mais frias e a possibilidade de geadas em áreas mais elevadas e serranas”, explicou o meteorologista Guilherme Borges.