Publicidade
Brasil

Novo recorde de calor é registrado na Terra, aponta observatório da UE

Recorde anterior foi notificado no último domingo (21)

Imagem da noticia Novo recorde de calor é registrado na Terra, aponta observatório da UE
Segunda-feira foi o dia mais quente já registrado por humanos | Pixabay
Publicidade

Um novo recorde de temperatura foi registrado na Terra. Nesta segunda-feira (24), a média global registrada no dia mais quente já medido por humanos foi de 17,15 ºC, 0,06 ºC a mais que o dia anterior. O dado é do monitor climático da União Europeia, Copernicus.

+ O que são os estados-pêndulo e por que eles são tão importantes nas eleições americanas?

Parte da responsabilidade de todo o calor é do El Niño, que já foi embora, mas continua com reflexos pelo mundo. No Brasil, além do calor, ele antecipou e potencializou a estiagem. Altas temperaturas com tempo seco, prato cheio para as queimadas, que só aumentam. Para esta quinta-feira (25), boa parte do Centro-Oeste e o interior do Nordeste estão em risco extremo para queimadas.

Desde o começo da semana, o tema central é o tempo seco e como ele vem prejudicando a saúde. Na última terça-feira (23), São Paulo registrou a menor umidade relativa do ar de todas as capitais do Brasil: 13%, nível crítico. Também foi a tarde mais seca da capital paulista em 3 anos. A previsão para a quinta-feira é de que o tempo seco se mantenha.

+ Quem é Claudia Soares, neurologista que roubou recém-nascido em Uberlândia

Mais uma vez, os únicos a se refrescarem são os nortistas e nordestinos. Mas não todos. Somente os que moram no extremo norte do Amazonas, Roraima e Pará, e em cidades litorâneas do Norte da Bahia. Regiões que tem previsão de chuva para amanhã.

As temperaturas também tendem a aumentar em todo o Brasil, menos no Sul. A chegada de uma frente fria começa a derrubar as temperaturas gradativamente na região. Nesta quarta-feira (24), a máxima em Porto Alegre foi de 27 ºC, amanhã cai para 24 ºC.

+ TSE diz que Boletim de Urna nas eleições brasileiras é "um relatório totalmente auditável”

A máxima em São Paulo na quinta-feira será maior que a desta quarta, 27ºC. Em Campo Grande fará 32 ºC. Rio de Janeiro 31 ºC. Salvador 27 ºC. Belém 33 ºC. Florianópolis terá máxima de 23 ºC. Macapá 32 ºC. Aracaju 28 ºC.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade