Energia cai mais uma vez na região central de São Paulo
Procon-SP deu 7 dias para que a Enel envie informações sobre falta de luz; apagões são registrados desde o dia 15
Moradores da região central de São Paulo estão novamente sem energia, desde o início da tarde desta quarta-feira (20). A falta de luz vem sendo registrada em bairros como Santa Cecília, Consolação, Vila Buarque, Higienópolis, Campos Elísios e Cerqueira Cesar desde a última sexta-feira (15).
O prédio do Tribunal de Justiça Militar (TJM), na Vila Buarque, sofreu mais uma vez com a queda da energia. O mesmo local ficou sem luz entre segunda (18) e a manhã de terça (19).
A Enel, empresa distribuidora de energia, havia afirmado que normalizou na noite de ontem (19) o fornecimento para todos os clientes que tiveram o serviço afetado no início da semana. Mas, com a nova queda de luz, a tranquilidade durou pouco.
Inicialmente, a Enel informou que a interrupção no fornecimento de energia de segunda-feira foi causada por uma escavação realizada pela da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que atingiu acidentalmente cabos da rede subterrânea da distribuidora.
"De imediato, a companhia deslocou equipes de técnicos e eletricistas ao local para identificar a causa e realizar o reparo da rede. Em paralelo, a Enel disponibilizou geradores para atender um hospital e outros clientes prioritários", disse a Enel, em nota.
Questionada sobre mais uma interrupção, a empresa afirmou que uma nova ocorrência em um dos circuitos da rede de distribuição subterrânea afetou o fornecimento de energia por volta de 12h40.
"Hoje pela manhã, a companhia já havia restabelecido a energia para todos os clientes que tiveram o serviço afetado na última segunda-feira. Mesmo com o restabelecimento, as equipes da empresa seguiram no local trabalhando para reconfigurar totalmente a rede afetada. Mas, durante o trabalho, identificaram um indicativo de nova falha, optando por desligar preventivamente um dos circuitos para realizar nova intervenção", diz a nota.
Ainda segundo a Enel, 60% dos clientes tiveram a energia restabelecida até as 14h. A empresa "segue trabalhando para normalizar o restante. Também, preventivamente, a companhia mobilizou geradores adicionais, além dos que já estavam disponíveis na região".
Notificação do Procon
O Procon-SP notificou a Enel, que terá sete dias – contando de terça-feira (19) – para enviar informações sobre as interrupções no fornecimento de energia elétrica na região central de São Paulo. Segundo o Procon, eventuais irregularidades podem ocasionar multas.
Na notificação, o Procon-SP pediu que a Enel esclareça os motivos das faltas de energia elétrica, estime qual o tempo total de duração dos eventos e informe a quantidade de consumidores impactados. A concessionária também deverá informar as providências adotadas tanto para o restabelecimento do serviço quanto para o atendimento.
Essa não é a primeira vez que a Enel precisa prestar esclarecimentos sobre a interrupção no fornecimento de energia. Em 2023, inclusive, a concessionária foi multada em R$ 165,8 milhões pelo apagão que atingiu a Região Metropolitana de São Paulo em novembro. Na ocasião, cerca de 2,1 milhões de pessoas ficaram sem luz devido aos temporais que atingiram o Estado, com o fornecimento levando até uma semana para ser normalizado.