Apagão deixa bairros no centro de SP sem energia
Problema também atingiu a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, localizada na Vila Buarque
Moradores dos bairros Higienópolis, Consolação, Santa Cecília, Bela Vista e Vila Buarque, na região central de São Paulo, relataram nesta segunda-feira (18), a falta de energia na região. O problema interferiu no funcionamento adequado do hospital Santa Casa de Misericórdia, na Vila Buarque, que precisou remarcar consultas e exames. Para manter os equipamentos das áreas de internação e emergência, a unidade contou com a energia de geradores, segundo um comunicado. A região já está há 9 horas sem luz.
+Até quando vai a onda de calor no Brasil?
As reclamações dos moradores ocorreram nas redes sociais. Em nota, a Enel informou que a falta de energia causada na região central de São Paulo, foi causada por uma escavação realizada pela Sabesp, que atingiu acidentalmente cabos da rede subterrânea da distribuidora. Segundo a companhia, a energia ainda não foi reestabelecida. A Santa Casa segue funcionando com geradores.
"A interrupção ocorreu hoje por volta das 10h30. De imediato, a companhia deslocou equipes de técnicos e eletricistas ao local para identificar a causa e realizar o reparo da rede. Em paralelo, a Enel disponibilizou geradores para atender um hospital e outros clientes prioritários. Em função das características envolvendo a rede subterrânea que atende aquela região, as equipes da distribuidora atuaram em parceria com a Sabesp durante toda a tarde e seguem trabalhando para normalizar o serviço. A companhia realizou manobras para isolar o trecho afetado e está realizando as ações necessárias para restabelecer a energia para todos", informou a Enel por nota.
A Sabesp, por sua vez, informou que as obras de manutenção e ligação nos ramais de esgoto não danificaram a rede elétrica subterrânea. "A escavação foi feita manualmente sem deslocamento da fiação", informou a Sabesp.
+SBT News na TV: Terceira onda de calor bate recorde de sensação térmica de 60°C no RJ
Esta foi a terceira ocorrência de falta de luz em São Paulo nos últimos quatro dias, período em que a cidade vem enfrentando uma onda de forte calor.
Na sexta-feira (15), o Aeroporto de Congonhas, na zona sul paulistana, ficou sem energia e precisou suspender as operações de pouso e decolagem por mais de uma hora.
Na ocasião, a Enel informou que uma ocorrência na rede elétrica que abastece o aeroporto causou a interrupção no fornecimento de energia no terminal. No sábado (17), comerciantes da Rua 25 de Março reclamaram de um apagão na região central.
O mais grave apagão na cidade de São Paulo ocorreu no dia 3 de novembro do ano passado, quando 2,1 milhões de clientes da Enel ficaram sem energia elétrica na região metropolitana de São Paulo. Houve casos em que residências e estabelecimentos comerciais ficaram sem luz por dias. O caso desencadeou uma multa de R$ 165,8 milhões pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), pois a concessionária não prestou serviços de forma adequada.
A companhia só acionou significativamente as equipes de manutenção – próprias e terceirizadas – em 6 de novembro, três dias após um temporal que derrubou árvores e comprometeu o abastecimento de energia em diversas áreas da capital paulista e dos arredores.
Com informações da Agência Brasil