Publicidade
Brasil

Embaixada do Brasil na Argentina recebe pedidos para extraditar foragidos dos ataques de 8/1

Ao menos 40 solicitações chegaram na representação diplomática do Brasil. Itamaraty espera colaboração de governo Javier Milei

Imagem da noticia Embaixada do Brasil na Argentina recebe pedidos para extraditar foragidos dos ataques de 8/1
8 de janeiro (Joédson Alves/Agência Brasil)
Publicidade

A Embaixada do Brasil em Buenos Aires começou, nesta quarta-feira (16), a receber pedidos para a extradição de foragidos envolvidos nos ataques contra os três Poderes ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023. Até o momento, cerca de 40 solicitações já foram encaminhadas.

+Moraes determina extradição de 63 brasileiros investigados pelo 8 de janeiro que estão na Argentina

Na terça-feira (15), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou um pedido da Polícia Federal e determinou que a Argentina deve entregar 63 pessoas suspeitas de participação nos ataques. A PF acredita que esses suspeitos cruzaram a fronteira de maneira clandestina, inclusive escondidos em porta-malas de veículos.

Nos próximos dias, a Embaixada do Brasil na Argentina deverá formalizar ao governo de Javier Milei o pedido de extradição. Fontes do Itamaraty relataram ao SBT que nenhum dos alvos do processo é considerado refugiado político, o que poderia dificultar a extradição.

O governo argentino ainda não definiu um prazo para responder à solicitação brasileira. Especialistas apontam que a postura de Milei em relação aos pedidos é incerta, mas, devido à sua presença confirmada no evento do G20 em novembro no Brasil, é provável que a decisão sobre a extradição fique para depois, uma vez que Milei pode não querer se indispor com o governo brasileiro neste momento.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade