Embaixada do Brasil na Argentina recebe pedidos para extraditar foragidos dos ataques de 8/1
Ao menos 40 solicitações chegaram na representação diplomática do Brasil. Itamaraty espera colaboração de governo Javier Milei
Paola Cuenca
A Embaixada do Brasil em Buenos Aires começou, nesta quarta-feira (16), a receber pedidos para a extradição de foragidos envolvidos nos ataques contra os três Poderes ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023. Até o momento, cerca de 40 solicitações já foram encaminhadas.
+Moraes determina extradição de 63 brasileiros investigados pelo 8 de janeiro que estão na Argentina
Na terça-feira (15), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou um pedido da Polícia Federal e determinou que a Argentina deve entregar 63 pessoas suspeitas de participação nos ataques. A PF acredita que esses suspeitos cruzaram a fronteira de maneira clandestina, inclusive escondidos em porta-malas de veículos.
Nos próximos dias, a Embaixada do Brasil na Argentina deverá formalizar ao governo de Javier Milei o pedido de extradição. Fontes do Itamaraty relataram ao SBT que nenhum dos alvos do processo é considerado refugiado político, o que poderia dificultar a extradição.
O governo argentino ainda não definiu um prazo para responder à solicitação brasileira. Especialistas apontam que a postura de Milei em relação aos pedidos é incerta, mas, devido à sua presença confirmada no evento do G20 em novembro no Brasil, é provável que a decisão sobre a extradição fique para depois, uma vez que Milei pode não querer se indispor com o governo brasileiro neste momento.