Duas antas são resgatadas em incêndio no Parque Nacional de Brasília
No quarto dia de combate, fogo está contido, mas 200 bombeiros seguem atuando em incêndios subterrâneos
Em meio ao incêndio que atinge o Parque Nacional de Brasília desde o último domingo (15), duas antas foram encontradas e resgatadas pelos bombeiros que atuam no combate às chamas nesta quarta-feira (18).
De acordo com o secretário do Meio Ambiente do Distrito Federal, Gutemberg Gomes, um dos animais era de pequeno porte, provavelmente um filhote. Eles receberam atendimento de emergência no ponto de apoio para resgate.
+ Incêndios florestais deixam animais feridos em todo o Brasil
Uma das antas, que estava com as patas queimadas, foi levada para o hospital e Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre (Hfaus). A outra foi encaminhada para o zoológico de Brasília.
Esses foram os únicos animais encontrados no local pelos brigadistas desde o início dos trabalhos no último fim de semana.
+ Suspeito é preso por provocar incêndio em área ambiental do Distrito Federal
Fogo controlado
Nesta quarta, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) recalculou a área destruída pelo fogo para 1.473 hectares, cerca de 3,5% do total do parque. Inicialmente, o número estimado era de mais de 2 mil hectares.
Segundo o comandante operacional do Corpo de Bombeiros do DF, Pedro Aníbal, cerca de 200 militares ainda atuam no combate a dois incêndios subterrâneos e um em mata de galeria — áreas de difícil acesso, onde não é possível ver o fogo.
O trabalho continuará durante toda a madrugada, com equipes reduzidas, para realizar o rescaldo para evitar a reignição e a vigilância do local. Segundo o comandante, não há mais aviões em operação.