Incêndios florestais deixam animais feridos em todo o Brasil
Eles são resgatados das cinzas recebem cuidados para sobreviver e, quando possível, são devolvidos à natureza
Incêndios florestais estão devastando vegetação e fauna em diversas regiões do Brasil. Em meio ao desastre, equipes de resgate têm salvado animais gravemente feridos.
+60% do território brasileiro está coberto por fumaça das queimadas
Em Resende, no sul do Rio de Janeiro, uma jaguatirica recém-nascida foi resgatada e levada a um centro de recuperação de animais silvestres. Apesar de não apresentar queimaduras, exames revelaram uma inflamação pulmonar causada pela inalação de fumaça, exigindo cuidados intensivos.
Outro exemplo é Fênix, um filhote de macaco-prego resgatado no Pantanal mato-grossense, que simboliza esperança ao sobreviver ao fogo.
Nem todos os animais têm a mesma sorte. Uma jiboia, com 70% do corpo queimado, não resistiu aos ferimentos. Centros de recuperação como o do Rio recebem cerca de cinco mil animais por ano, vítimas de queimadas, atropelamentos e outros incidentes.
+Prejuízos causados pelas queimadas devem ultrapassar R$ 2 bilhões
A dedicação das equipes de resgate tem recompensas, como a devolução de animais à natureza. Recentemente, um lobo-guará e uma jaguatirica adulta foram reintegrados ao seu habitat, representando a esperança de recuperação para a fauna brasileira.