Dourados (MS) é a primeira cidade brasileira a começar vacinação contra dengue
Ação iniciada no Mato Grosso do Sul é inédita no país
Cristiane Ferreira
A prefeitura do município de Dourados (MS) deu início à campanha de vacinação contra a dengue, nesta quarta-feira (3.jan), numa parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Sems) com um laboratório japonês. É a primeira cidade do Brasil a aplicar a vacina.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo as estimativas do órgão, a ação em massa é inédita no país e deve atingir cerca de 150 mil pessoas, na faixa etária dos 4 aos 59 anos.
Para receber a imunização, a população douradense deverá se encaminhar às Unidades Básicas de Saúde (UBS) portando uma carteirinha do Sistema Único de Saúde (SUS) e o número de CPF.
O ciclo vacinal conta com a administração de duas doses do imunizante Qdenga, que apresenta cerca de 80% de eficácia comprovada e reduziu as internações por dengue em 90%, durante sua fase de testes.
"Esses números são importantíssimos para a realidade de Dourados que, se atingidos, teremos em pouco tempo, uma queda drástica no número de internações gerais por dengue, principalmente em UTI, que teria mais leitos liberados para que possamos atender outros pacientes", explica o secretário municipal de Saúde, Waldno Lucena.
A vacinação contra a dengue foi incorporada ao Plano Nacional de Imunizações (PNI), que é de responsabilidade do Ministério da Saúde, para ser estendida a todo o país. No entanto, a data de início da campanha nacional ainda não foi divulgada.