Publicidade
Brasil

Dom Odilo celebra missa em homenagem ao papa Francisco e destaca legado do pontífice

Arcebispo de São Paulo lembra as mudanças promovidas por Francisco: "Papa se preocupou com as periferias do mundo"

Imagem da noticia Dom Odilo celebra missa em homenagem ao papa Francisco e destaca legado do pontífice
Dom Odilo em encontro com papa Francisco | Reprodução
Publicidade

O cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, falou sobre o papa Francisco, morto nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. Dom Odilo preside uma missa em sufrágio do pontífice às 12h, na Catedral da Sé, no centro da capital paulista.

+ Entenda a relação do Papa Francisco com futebol e o San Lorenzo

Dom Odilo destacou o pioneirismo do papa Francisco, primeiro pontífice jesuíta, primeiro originário da América Latina e primeiro a adotar o nome Francisco sem numeral. Também ressaltou sua firmeza em enfrentar desvios morais no clero.

+ Conheça os possíveis sucessores do Papa Francisco, morto aos 88 anos

"Firmeza na busca de certa correção de desvios morais dentro do clero, e ele o fez com muita coragem, dando continuidade ao que já vinha sendo feito pelo papa Bento", afirmou o cardeal.

+ Alckmin relembra encontro com Papa Francisco ao SBT

Francisco também se destacou por sua atenção às periferias, segundo o arcebispo. "O papa se preocupou com as periferias do mundo, sociais, geográficas, econômicas, e as da própria Igreja, com aqueles que estão mais afastados", disse dom Odilo, que também ressaltou a postura de escuta do pontífice: "Buscar o diálogo, buscar ouvir. A gente deve ouvir as dores e, muitas vezes, as queixas das pessoas em relação à própria Igreja".

+ Papa Francisco terá funeral simples com túmulo fora do Vaticano, rompendo tradição secular

Ele ainda comentou a escolha de novos cardeais em regiões pouco visadas: "O papa escolheu muitos cardeais fora do eixo tido como importante, em locais periféricos".

+ Papa Francisco pediu paz nos conflitos pelo mundo em última aparição

Dom Odilo finalizou com uma reflexão sobre o legado de Francisco: "Hoje damos graças a Deus pela vida dele, pelo exemplo e testemunho que certamente ficará marcado na Igreja. Como ele costumava dizer, na Igreja importa o processo, muito mais do que eventos com começo, meio e fim. Ele procurou desencadear processos que vão produzir frutos, inclusive com o último Sínodo".

+ Canonização de Carlo Acutis, o santo millennial, é adiada após morte do Papa Francisco

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade