Publicidade
Brasil

Dois servidores do IBGE morrem carbonizados durante combate a incêndio florestal no DF

Manoel José e Valmir de Souza atuavam na brigada de incêndio do instituto e tentavam impedir que o fogo atingisse reserva ecológica

Imagem da noticia Dois servidores do IBGE morrem carbonizados durante combate a incêndio florestal no DF
Manoel Jose (à esquerda) e Valmir de Souza (à direita) atuavam na brigada de incêndio do IBGE | Reprodução
Publicidade

Dois servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) morreram carbonizados na tarde dessa terça-feira (29) enquanto atuavam no combate a um incêndio florestal às margens de uma rodovia no Distrito Federal. As vítimas foram identificadas como Manoel José de Souza Neto e Valmir de Souza e Silva, ambos integrantes da brigada de incêndio do instituto.

+ Missão do Senado segue sem sinal de acordo sobre tarifa entre Brasil e EUA

Os dois brigadistas participavam da tentativa de conter o avanço do fogo na região da Área de Proteção Ambiental (APA) Gama-Cabeça de Veado, próxima à Reserva Ecológica do IBGE, quando foram atingidos pelas chamas.

Notas de pesar

O Instituto Brasília Ambiental lamentou o ocorrido e destacou o comprometimento dos servidores, que já haviam atuado em outras ações de apoio ao Corpo de Bombeiros. “Suas contribuições foram valiosas para a preservação de nossas unidades de conservação e para a segurança da população do Distrito Federal”, diz a nota divulgada pela instituição.

O Jardim Botânico de Brasília também manifestou pesar pela morte dos brigadistas, a quem classificou como “heróis da conservação”. Segundo a nota, os dois servidores tinham décadas de atuação pública voltada à preservação do meio ambiente.

A presidência do IBGE decretou luto oficial de três dias. A Superintendência do instituto no Distrito Federal informou que está prestando apoio às famílias das vítimas e adotando as providências necessárias.

Minuto de silêncio

No início da noite, durante um evento do Ministério do Meio Ambiente na sede do Prevfogo, em Brasília, a ministra Marina Silva pediu um minuto de silêncio em homenagem aos brigadistas.

“Tivemos a perda de dois brigadistas do IBGE, combatendo e fazendo uma operação de combate em uma área do IBGE, aqui no DF. É muito triste receber uma notícia como essa. Infelizmente, os nossos brigadistas vivem essa situação de risco, e eu peço que a gente possa fazer um minuto de silêncio”, disse a ministra.
Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade