Publicidade
Brasil

Democracia é apoiada por 69% dos brasileiros, diz Datafolha

Por outro lado, 8% dos entrevistados consideram que a ditadura pode ser aceitável sob certas circunstâncias

Imagem da noticia Democracia é apoiada por 69% dos brasileiros, diz Datafolha
Eleições 2024 | Divulgação/Fernando Frazão/Agência Brasil
Publicidade

Atualmente, 69% dos brasileiros defendem a democracia como a melhor forma de governo, segundo o Datafolha. A pesquisa, realizada nos dias 12 e 13 de dezembro, revela que embora a maioria ainda acredite que o regime democrático é o mais adequado, este índice representa uma queda em comparação a outubro de 2022, quando a aprovação atingiu 79%, o maior da série histórica.

Em relação à aceitação de regimes ditatoriais, 8% dos entrevistados consideram que a ditadura pode ser aceitável sob certas circunstâncias, um aumento de 3 pontos percentuais em relação a 2022. Além disso, o número de brasileiros indiferentes sobre a forma de governo subiu de 11% para 17%.

+ Datafolha: 68% dos brasileiros avaliam trabalho de Haddad como ruim ou regular

O levantamento também questionou os entrevistados sobre a possibilidade de retorno de um regime ditatorial no país. Para 52% dos brasileiros, essa chance não existe, enquanto 21% acreditam que há uma pequena possibilidade e 21% veem uma grande chance de isso acontecer. Os números são parecidos com aqueles apresentados na pesquisa anterior, realizada em março deste ano.

Um aspecto importante da pesquisa é a avaliação sobre os riscos de um golpe no período entre a derrota de Jair Bolsonaro (PL) para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições de 2022 e a posse de Lula em janeiro de 2023. Para 68% dos entrevistados, houve risco de golpe nesse período, sendo que 43% consideram que o perigo foi grande, 17% afirmam que foi médio e 8%, pequeno. 25% descartaram qualquer possibilidade de golpe, enquanto 7% não souberam ou não quiseram responder.

+ Governo envia ao Congresso projeto de lei que estabelece idade mínima de 55 anos para militar ir para a reserva

Em termos de divisão social, a pesquisa aponta que o apoio à democracia é mais forte entre os homens (74%) do que entre as mulheres (64%), entre os mais ricos (80%) em comparação aos mais pobres (61%), e entre aqueles com nível superior (87%) em relação aos menos instruídos (56%). Apesar da polarização política no país, a pesquisa não identificou diferenças significativas nas opiniões sobre a democracia entre os eleitores de Jair Bolsonaro e os de Luiz Inácio Lula da Silva.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade